You are currently viewing Equipe técnica da AMFRI e Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil prestam apoio nas ações de restabelecimento dos municípios da região

Equipe técnica da AMFRI e Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil prestam apoio nas ações de restabelecimento dos municípios da região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

As fortes chuvas que atingiram a região de domingo à terça-feira (18 a 20/12) causaram diversos estragos como deslizamentos de terra, inundações e enxurradas e queda de árvores nos 11 municípios da AMFRI. Nesta quarta-feira (21), a equipe técnica da AMFRI, Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e Prefeituras Municipais trabalham no trabalho de recuperação das ruas e locais mais atingidos, além do monitoramento de condições climáticas e restabelecimento dos serviços essenciais e de assistência.

O Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca o trabalho imediato das equipes das Prefeituras e da AMFRI em relação as ações de recuperação e restabelecimento das áreas atingidas.

“Infelizmente nossa região foi abalada intensamente por chuvas acima da média e que causaram muitos danos. Além do aporte emergencial que nossos municípios fizeram, como os abrigos emergenciais, as ações de recuperação estão sendo realizadas de forma rápida e eficiente. Limpeza, manutenção e recuperação dos espaços, com ajuda de caminhões retroescavadeira e equipes de profissionais para auxiliar da melhor maneira a nossa população”, destaca.

O Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil da região AMFRI, Daniel Bazanella Cardoso, destacou que a trégua das chuvas possibilitou a avaliação da situação através dos municípios e que os trabalhos de respostas já puderam iniciar nesta quarta-feira (21).

 

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, iniciou na noite desta terça-feira (20), a força-tarefa para a limpeza das vias que foram atingidas pelos alagamentos durante o dia em Balneário Camboriú. Os trabalhos de limpeza incluem a retirada da lama e entulhos das vias (como madeiras, restos de mobiliários, galhos e lixo), a varrição e lavação do asfalto. Para os trabalhos são utilizados sete caminhões basculantes, cinco hidrojatos, três patrolas e uma carregadeira.

Nesta terça-feira (20) também iniciou, de forma emergencial, uma força-tarefa para limpeza de uma parte do Rio das Ostras. O trabalho foi feito por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Secretaria do Meio Ambiente, Sub Prefeitura da Região Sul, contando com o apoio da comunidade.

 

Balneário Piçarras

A Prefeitura de Balneário Piçarras trabalha no atendimento à população, recuperação de estradas e monitoramento de condições climáticas nesta quarta-feira (21) após as chuvas que assolaram o município na terça-feira (20). Uma frente de trabalho montada pela Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras atua em todo o território da cidade.

A limpeza do município foi iniciada pela manhã, com uma equipe de cerca de 100 funcionários, distribuídos em diferentes pontos com enfoque no interior e bairros Itacolomi, Nossa Senhora da Paz e Centro. A operação de limpeza conta com cerca de 20 equipamentos, como tratores, retroescavadeiras, patrolas e caminhões caçamba.

 

Bombinhas

No município de Bombinhas está sendo realizada a limpeza das praias e de ruas afetadas, com recolhimento de lixo e entulhos, além de ações de desobstrução de bueiros para facilitar a descida da água e manutenções de buracos nas vias causados pela enxurrada.

 

Camboriú

Servidores da Secretaria de Obras de Camboriú deram início a uma força tarefa de limpeza, com as equipes divididas entre os bairros mais atingidos e localidades do interior.

Foi realizado recolhimento de lixo, entulhos e cortes de árvores caídas, com uma equipe trabalhando com máquinas no interior, na localidade do Morro do Encano, onde a via estava totalmente obstruída. A operação continua nesta quarta-feira, dia 21, com várias frentes de trabalho e apoio da Secretaria de Agricultura.

 

Ilhota

Os bombeiros da cidade também precisaram cortar árvores e liberar pistas com quedas de barreira na BR-470 durante a madrugada.

 

Itajaí

O Município de Itajaí segue com uma força-tarefa desde as primeiras horas desta quarta-feira (21), após as chuvas intensas registradas, para recuperar as ruas da cidade e os locais mais atingidos. O objetivo é fazer a limpeza e manutenção das ruas danificadas e recolher resto de vegetações em localidades mais afetadas.

Ao todo, mais de 400 pessoas trabalham na limpeza e recuperação dos espaços. A expectativa é que todo o trabalho, realizado através da Secretaria de Obras, seja finalizado até a próxima semana.

 

Itapema

O Governo Municipal de Itapema através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), com representantes de todas as secretarias do Governo Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros segue atuando desde a madrugada. As equipes trabalham na abertura do Rio Perequê e do canal extravasor do Rio Fabrício, além do serviço da limpeza das praias.

 

Luiz Alves

O Município de Luiz Alves sofreu com as fortes chuvas que atingiram toda região nos últimos dias. Foram registrados diversos pontos de alagamento e deslizamento.

A Secretaria de Obras e Planejamento finalizou nesta quarta-feira, 21 de dezembro, a sinalização e desobstrução das vias que estavam bloqueadas. Não há desabrigados no Município.

 

Navegantes

Em Navegantes, todos os esforços estão sendo tomados para solucionar os problemas e para a normalização dos serviços afetados. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e se concentram nas vias principais com mais fluxo, do interior e nos pontos mais críticos da cidade, afetados pelas enxurradas.

Dentre as atividades realizadas estão: serviço de tapa buraco, reparo de estradas de chão, drenagem, manutenção asfáltica e limpeza urbana.

 

Penha

A força-tarefa de limpeza e recuperação da cidade de Penha se iniciou às 15h desta terça-feira (20), com sete equipes deslocadas para todos os bairros da cidade no intuito de restaurar a ordem após as intensas chuvas. Cada equipe é formada por dois caminhões caçamba e uma máquina retroescavadeira – além de homens que irão auxiliar no intenso trabalho de limpeza.

 

Porto Belo

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) do Município de Porto Belo foi acionado pela Defesa Civil para atuar em apoio às famílias atingidas pelas chuvas. A equipe tem monitorado de perto dos pontos com risco de deslizamento de terra, sendo a maioria deles considerados de baixo risco.

As fortes chuvas também trouxeram muita sujeira para as praias de Porto Belo e a equipe da Secretaria de Obras está realizando a limpeza, com mais de 10 caminhões de sujeira já retirados da Praia do Perequê até a manhã desta quarta-feira (21).

 

Condições meteorológicas atuais

Nesta manhã de quarta-feira (21), a circulação marítima mantém o tempo parcialmente nublado e com alguns chuviscos no litoral catarinense. Durante o dia de hoje, a condição é de variação de nuvens e chuvas fracas a qualquer hora do dia dos planaltos ao litoral, mas pontualmente ainda podem ocorrer pancadas de chuva de até 30 mm. Por conta dos altos acumulados de precipitação registrados nos últimos dias, o risco para ocorrências como deslizamentos é iminente em algumas cidades catarinenses.

Atenção aos alertas das Defesas Civis Municipais e da Defesa Civil do Estado. Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

 
Texto: Lyandra Machado/AMFRI – Com informações das Prefeituras Municipais