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Tecnologia Educacional de Experiências Formativas de Cultura Escrita junto a Crianças de 4 a 7 anos de idade, marca história da Educação Municipal ao estruturar diálogos sobre a Educação Especial nos

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Nesta quinta-feira (30/03), mais de sessenta profissionais das escolas polo e das Secretarias de Educação do território da Amfri / CoGemfri, que desenvolvem a tecnologia educacional para qualificar os processos de alfabetização com a intervenção técnica do Instituto AvisaLá, se reuniram com especialistas para aprimorar conceitos, processos e metodologias para desenvolver a intervenções docentes, junto a crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, que estão matriculadas no ensino regular, desde a Educação Infantil na Pré-Escola, até os segundos anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Estruturado como momento de roda de conversa, esse é o primeiro momento do percurso que se estenderá até o final do ano de 2023 para que haja o momento de escuta dos relatos dos professores e equipes pedagógicas sobre os inúmeros momentos de interação com os estudantes que são público da Educação Especial, e que necessitam da ação docente que inclua e que envolva todos e cada um dos estudantes que estão nas escolas municipais, e precisam avançar no percurso da educação básica, com as aprendizagens consolidadas.

O momento foi marcado pelas inúmeras oportunidades de aprendizagens que esse momento ímpar proporcionou; profissionais de vários municípios, realizando trocas e debatendo conceitos e processos em torno da inclusão de todos no espaço da escola pública que é de todos e para todos.

O CoGemfri, parabeniza e reconhece a colaboração do Município de Ilhota que estruturou os relatos e compartilhou-os na roda de conversa, para que o grupo pudesse refletir e iniciar o necessário processo de romper com as múltiplas barreiras e, nesse caso específico, as barreiras dos processos de ensinar e de aprender, que muitas vezes, impedem que os estudantes, avancem e promovam suas aprendizagens a partir das habilidades que o(a) estudante já tem, e que deve ser potencializado para consolidar conhecimentos.