Equipes Técnicas dos Municípios que desenvolvem a Tecnologia Educacional voltada à qualificação dos processos de alfabetização, se reuniram nesta terça-feira (04/04) de forma online para continuar as reflexões em torno dos conceitos, metodologias e variadas formas de intervenção junto as turmas de Pré-Escolar e 1º e 2º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Profissionais dos Departamentos Pedagógicos e das Coordenações Pedagógicas das Unidades Escolares que são focais do desenvolvimento da tecnologia educacional, cujo Parceiro Institucional é o Instituto AvisaLá, iniciaram a tarde de estudos e qualificação dos processos pedagógicos junto a alfabetização, fazendo a reflexão a partir do Poema Vozes-Mulheres da autora Conceição Evaristo.
A reflexão a partir do poema, evidenciou a necessidade de assumirmos posicionamentos em nome da inclusão de todos e da garantia do acesso irrestrito à escola pública.
Outra temática abordada foi a proposição da utilização da metodologia de sequencias de curta duração, cujo planejamento se desenvolve em torno de trinta dias. Objetivos didáticos em torno da apropriação da base alfabética buscando a autonomia da escrita alfabética é o foco da proposta apresentada aos técnicos presentes. Situações comunicativas foram evidenciadas como situações didáticas fundamentais para estarem na rotina da alfabetização entre as crianças de 4 a 7 anos.
A atividade se desenvolve a partir da adesão do CoGemfri ao Edital do Programa Melhoria da Educação de iniciativa do Itaú Social, com acordo para o desenvolvimento da tecnologia educacional desde 2022 até meados de 2024.