Na manhã desta segunda-feira (28) na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, aconteceram duas reuniões importantes para nossa região: A Assembleia de Prefeitos, que acontece mensalmente com debate de pautas importantes, e o evento de assinatura da carta de compromisso para o fortalecimento dos órgãos de controle dos municípios consorciados.
Logo nas primeiras horas da manhã aconteceu a Assembleia de Prefeitos da AMFRI e do CIM-AMFRI. Nas pautas da AMFRI, diversos assuntos de interesse regional foram apresentados e discutidos.
A equipe de Engenharia e Arquitetura fez uma breve apresentação dos projetos elaborados, das ações, custos e alguns apontamentos sobre o andamento de projetos importantes. Após a apresentação, os prefeitos fizeram ponderações e solicitações que foram imediatamente anotadas e repassadas a equipe.
A Educação também foi pauta importante, onde foram feitas deliberações acerca da abertura do ano letivo, debate sobre a participação de boas práticas educacionais da AMFRI no COMAC 2023 (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina), entre outros assuntos.
Ações do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário também foram colocadas em pauta, com destaque para apresentação do Place Branding, projeto desenvolvido pelo SEBRAE, CIM-AMFRI e o colegiado de Desenvolvimento Econômico da AMFRI.
Participaram da Assembleia os prefeitos: Paulo Henrique Dalago Muller, de Bombinhas, Libardoni Fronza, de Navegantes, Erico de Oliveira, de Ilhota, Tiago Maciel Baltt, de Balneário Piçarras, Marcos Pedro Weber, de Luiz Alves e Joel Lucinda, de Porto Belo.
Após a Assembleia, prefeitos e demais autoridades presentes foram convidados a participar do evento de assinatura da carta de compromisso para o fortalecimento dos órgãos de controle dos municípios consorciados, que aconteceu no auditório, contando também com a presença de secretários de Administração, Secretários de Fazenda, Secretários de Governo, Chefes de Gabinete, Controladores, Procuradores, representantes do Banco Mundial, da Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGE) e da Controladoria Geral da União (CGU).
O evento tinha como objetivo buscar o apoio aos municípios para o cumprimento do plano de ação elaborado no projeto de fortalecimento dos órgãos centrais de controle interno, etapa importante e fundamental do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí, o PROMOBIS.
A reunião iniciou com o painel intitulado “O papel do órgão central de controle interno como auxiliar da gestão, fomentando a eficiência e melhoria da gestão, foco orientativo e preventivo e o papel transformador da disseminação da cultura da integridade”, moderado pela senhora Mariza Zikan, diretora de integridade e Compliance de Santa Catarina e com a participação de Rodrigo Fontenelle, presidente do CONACI e Controlador-Geral do estado de Minas Gerais e Renata Alves de Figueiredo, diretora de programas de integridade pública e prevenção a conflito de interesses da CGU.
Na sequência, as senhoras Rosemary Inocêncio, auditora federal de finanças e controle da CGU, e Victória Vilvert Costa, pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina, fizeram a apresentação do Plano de Ações e das próximas etapas do trabalho de fortalecimento dos controles internos dos municípios consorciados ao cim-amfri.
Ao fim da Reunião o Presidente da AMFRI e do CIM-AMFRI Paulo Henrique Dalago Muller leu a Carta de Compromisso dos municípios do CIM-AMFRI com o Banco Mundial para a implantação do Programa de Fortalecimento dos Controles Internos Municipais. Após a leitura, os prefeitos da região da AMFRI que estavam presentes na reunião assinaram a Carta de Compromisso juntamente com a senhora Sophie Nadeau, representante de Banco Mundial.
Texto: Luiz Carlos Jr.
Imagens: Luiz Carlos Jr, Fábio Borba.