No último dia 16/11 (quinta-feira), a região da Amfri encerrou o processo regional de debates da Conferência Nacional de Educação em evento que reuniu os representantes da Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior, além dos segmentos da sociedade civil para, em plenária geral, avaliar e aprovar as emendas feitas ao documento referência que será basilar à elaboração do novo Plano Nacional de Educação e que vai conduzir as políticas públicas da educação na década entre 2024 e 2034.
Desde a primeira semana de outubro, os municípios movimentaram a sociedade para conhecer e debater as proposições do documento nacional organizado em 7 eixos que pretendem orientar o olhar sobre o que fizemos e as propostas sobre o que precisamos fazer para melhor estruturar a política pública da Educação ofertada aos cidadãos brasileiros. Foram mais de 80 emendas feitas aos textos, além das moções voltadas para questões específicas da oferta da educação, apresentadas e aprovadas na plenária final.
Em Camboriú, onde aconteceu a Etapa Regional da Conferência Nacional de Educação, mais de 100 Delegados eleitos nas etapas municipais ou intermunicipais participaram da plenária final, conheceram as emendas ao texto referência e foram eleitos para a Etapa Estadual que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro de forma online.
A última etapa deste grande movimento nacional, acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro de 2024 no Distrito Federal, quando o país reunirá representantes (Delegados) de todas as regiões do país para aprovar as propostas que foram feitas pela sociedade brasileira a fim de que, os próximos dez anos, qualifiquem ainda mais a educação nacional, corrigindo percursos fragilizados por variados motivos e inovando para que a escola seja sempre o grande laboratório da sociedade que teremos adiante.
A Amfri, parabeniza a todos os Municípios, todos os integrantes das comissões organizadoras e todos os representantes da nossa região. Seremos bem representados na etapa estadual e poderemos contribuir com o olhar e os anseios da nossa sociedade para qualificar a educação pública, gratuita e de qualidade para todos os brasileiros.