You are currently viewing GT de Gestão Democrática realiza primeira reunião de 2025

GT de Gestão Democrática realiza primeira reunião de 2025

écnicos das equipes pedagógicas das Secretarias de Educação da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) se reuniram na tarde desta quarta-feira (19), na sede da associação, para discutir os próximos passos na implementação de políticas públicas da Educação Básica em parceria com o governo federal e estadual.

O encontro teve como foco principal o debate sobre ações nacionais, com destaque para:

  • Política Nacional Escola em Tempo Integral: Ampliação da oferta de escolas com jornada integral, visando aprimorar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
  • Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos: Estratégias para reduzir o analfabetismo e garantir a qualificação da educação de jovens e adultos.
  • Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ): Promoção da igualdade e do respeito à diversidade étnico-racial no ambiente escolar, com atenção especial às comunidades quilombolas.
  • CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Iniciativa para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.
  • Escola das Adolescências: Programa voltado para o atendimento e acompanhamento de adolescentes, com o objetivo de promover seu desenvolvimento integral.

Os participantes também ressaltaram a importância de uma atuação regional para a elaboração da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, garantindo o acesso e a permanência de alunos com deficiência em escolas regulares. Além disso, foi debatida a necessidade de ações conjuntas em torno das avaliações diagnósticas de aprendizagens, alinhadas aos processos formativos de professores, visando a melhoria da qualidade da educação.

A reunião na AMFRI representa um passo importante no fortalecimento da colaboração entre os municípios da região e os governos federal e estadual, com o objetivo de garantir uma educação básica de qualidade para todos.