Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) na sede da AMFRI a Assembleia de Prefeitos referente ao mês de outubro e contou com a presença do secretário estadual de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, gerentes regionais de Educação além dos prefeitos da nossa região onde discutiram temas da gestão municipal, como a educação, meio ambiente, o desenvolvimento econômico e a infraestrutura.
Em um primeiro momento a Assembleia começou com pautas ligadas ao CIM-AMFRI com destaque para o SISBI e Promobis.
Em relação ao SISBI foram apresentados dados sobre o processo de equivalência junto ao Ministério de Agricultura no serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O Diretor Executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Jander e o senhor Antônio Araújo, médico veterinário do Consórcio apresentaram também dados atualizando o status do andamento. Durante o mês de Setembro foi realizada a auditoria pelo Ministério de Agricultura e o plano de ação será entregue até o início de Novembro para que haja efetivamente adesão ao SISBI.
Houveram também duas atualizações sobre as tratativas do Promobis apresentadas aos prefeitos. A primeira atualização foi em relação a uma reunião com a equipe técnica da CCR, onde os engenheiros concordaram e acharam muito proveniente a inserção do terminal de passageiros do BRT de Navegantes junto ao novo terminal de passageiros do aeroporto que também está sendo projetado por eles. Com isso criou-se um grupo técnico para fazer a compatibilização dos projetos e posteriormente a integração.
Num segundo momento foi apresentada a atualização de status onde foi passado aos prefeitos que o projeto também foi aprovado na câmara de vereadores de Balneário Camboriú. Com a também aprovação do projeto na câmara de vereadores de Navegantes, fica restando apenas a aprovação no município de Itajaí, onde há ainda algumas negociações e a votação deve ocorrer na próxima semana.
Após as pautas do Consórcio Multifinalitário, iniciaram-se as os assuntos relacionados a AMFRI com diversas pautas de interesse regional como meio ambiente, projetos de engenharia e principalmente educação, tendo em vista a presença do Secretário Estadual de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, da Secretária Adjunta, Patrícia Luerders e integrantes da equipe técnica da SED – Secretaria do Estado da Educação.
Ao levantar a pauta educação, a reunião com a equipe da SED iniciou na sala de reuniões com os prefeitos, onde todos se apresentaram e introduziram alguns assuntos de interesse da pasta e foram logo na sequência levados ao auditório para que participassem também secretários municipais de educação, diretores e técnicos dos municípios da região da AMFRI.
Neste momento reuniram-se todos para juntos tratarem da gestão da oferta da educação básica para o ano letivo de 2024 no território da AMFRI. Dentre as deliberações ficaram definidas os atendimentos às demandas expressadas pelos municípios especialmente no que se refere a manutenção de vagas do estado na rede estadual e ao transporte escolar. Todos os prefeitos e secretários municipais de educação tiveram um momento de fala para explanar sobre a situação da rede escolar de sua cidade. A equipe da SED então fez anotações, apontamentos e conversou com todos os presentes.
A reunião foi considerada bastante proveitosa e oportuna tendo em vista a necessidade do governo estadual estar próximo dos governos municipais. Todos os 11 municípios da AMFRI foram representados na reunião, seja pelo Prefeito e/ou Secretário de Educação.