You are currently viewing Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI elege nova diretoria e avança em temas estratégicos para a região

Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI elege nova diretoria e avança em temas estratégicos para a região

A reunião do Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI realizada na manhã desta terça-feira (01), consolidou importantes avanços na agenda ambiental regional, com destaque para a eleição da nova diretoria do colegiado e a apresentação de projetos de sustentabilidade para os municípios.

Nova diretoria

Um dos principais momentos do encontro foi a eleição da nova diretoria do colegiado. Por unanimidade, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, foi eleito presidente, tendo como vice-presidente o Superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, Diego Dias. A composição reflete o compromisso regional com a integração de políticas públicas ambientais e o fortalecimento da atuação conjunta dos municípios.

Em sua fala, o presidente Nelson destacou a importância da colaboração entre os gestores e do olhar coletivo para os desafios ambientais da região. “Será uma honra compartilhar experiências e aprender com o Colegiado. Acredito que devemos construir um ambiente de trabalho harmônico e motivador, pois passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossas próprias famílias. Vamos buscar políticas públicas efetivas e trabalhar juntos para fortalecer nossa região”, afirmou.

Projetos de impacto regional

Durante a reunião, os representantes municipais puderam discutir sobre crédito de carbono nos municípios, os benefícios da recente regulamentação do mercado de carbono no Brasil e como os municípios podem transformar áreas preservadas, manguezais, ações de reflorestamento e outras iniciativas em fontes de receita por meio da geração e comercialização de créditos de carbono.

Outro ponto de destaque foi a retomada da discussão sobre o programa “Vidro Vira Vidro”, que propõe a coleta e destinação correta desse tipo de resíduo por meio de parcerias com empresas fabricantes. A proposta busca solucionar um dos principais gargalos enfrentados pelas cooperativas de reciclagem e municípios: o manejo seguro e eficiente do vidro. A articulação regional será feita por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), e os gestores definiram a reativação do Grupo de Trabalho de Gestão de Resíduos da AMFRI para aprofundar o tema.

Com recursos já disponíveis, o colegiado também definiu a realização de uma reunião técnica no final do mês de abril para retomar a construção do sistema digital regional de licenciamento e fiscalização ambiental, que visa garantir mais agilidade, transparência e eficiência aos processos conduzidos pelas órgãos municipais de meio ambiente. A iniciativa é considerada prioritária pelos gestores e será debatida com a participação direta de técnicos e analistas ambientais dos municípios.

A reunião também marcou a apresentação da nova estrutura de organização das ações do colegiado. O plano de trabalho foi dividido por eixos temáticos e contempla grupos de trabalho ativos e em reativação, como os de Unidades de Conservação, Gerenciamento Costeiro, Bem-Estar Animal, e outros.

A próxima reunião do colegiado será realizada no dia 24 de abril, com foco exclusivo nos temas de licenciamento e fiscalização ambiental.