Balneário Piçarras recebeu, no último dia 18 de fevereiro, a Reunião Itinerante do Fórum Regional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS (FORTSUAS), promovida com o objetivo de fortalecer a organização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos 11 municípios que compõem a AMFRI. O encontro, realizado na Associação Perpétuo Socorro, reuniu profissionais da área para discutir os desafios e perspectivas das políticas públicas de assistência social na região.
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Regina Ávila, ressaltou a importância do debate sobre o caráter público das políticas sociais e os desafios impostos pelo cenário político atual. “Nós estamos vivendo um processo de remoralização da política de assistência social, muitas vezes envolto em valores morais e religiosos que impactam diretamente a forma como as políticas públicas são implementadas”, destacou. Ela também chamou atenção para as condições de trabalho dos profissionais da área, que frequentemente enfrentam assédio moral institucionalizado e precarização do trabalho.
Maristela Rigueira, supervisora de Políticas Públicas da AMFRI, destacou a importância da organização dos fóruns municipais para a efetivação das políticas públicas de assistência social. “Os trabalhadores e os usuários do SUAS precisam estar dentro do Conselho Municipal de Assistência Social. Esse fortalecimento dos fóruns é essencial”, afirmou. Maristela ressaltou ainda que alguns municípios da AMFRI já contam com fóruns bem estruturados, como Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, enquanto outros, como Penha e Porto Belo, ainda estão em processo de implementação. A expectativa é que todos os municípios da região tenham fóruns organizados até o final do primeiro semestre de 2025.
A assistente social Ingrid de Oliveira, coordenadora do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS de Balneário Piçarras, enfatizou que encontros itinerantes como este são fundamentais para ampliar a participação e o fortalecimento dos trabalhadores. “Nosso objetivo é garantir a organização política dos trabalhadores, pois isso reflete diretamente no fortalecimento do SUAS nos municípios e na região como um todo”, afirmou.
O FORTSUAS é um espaço permanente que reúne profissionais da assistência social da rede pública e privada, com vínculos institucionais diversos. No ano de 2025, suas reuniões ocorrerão de forma itinerante, passando por todos os municípios da AMFRI, com o objetivo de promover a troca de experiências e aprimorar as políticas de assistência social.
O próximo encontro acontecerá em Luiz Alves, no dia 18 de março, reforçando o compromisso da AMFRI e dos profissionais da assistência social com a construção de políticas públicas mais justas e acessíveis para a população.
Para mais informações sobre o Fórum e suas próximas reuniões, entre em contato com a AMFRI.

