You are currently viewing Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS debate desafios da assistência social na AMFRI

Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS debate desafios da assistência social na AMFRI

Balneário Piçarras recebeu, no último dia 18 de fevereiro, a Reunião Itinerante do Fórum Regional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS (FORTSUAS), promovida com o objetivo de fortalecer a organização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos 11 municípios que compõem a AMFRI. O encontro, realizado na Associação Perpétuo Socorro, reuniu profissionais da área para discutir os desafios e perspectivas das políticas públicas de assistência social na região.

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Regina Ávila, ressaltou a importância do debate sobre o caráter público das políticas sociais e os desafios impostos pelo cenário político atual. “Nós estamos vivendo um processo de remoralização da política de assistência social, muitas vezes envolto em valores morais e religiosos que impactam diretamente a forma como as políticas públicas são implementadas”, destacou. Ela também chamou atenção para as condições de trabalho dos profissionais da área, que frequentemente enfrentam assédio moral institucionalizado e precarização do trabalho.

Maristela Rigueira, supervisora de Políticas Públicas da AMFRI, destacou a importância da organização dos fóruns municipais para a efetivação das políticas públicas de assistência social. “Os trabalhadores e os usuários do SUAS precisam estar dentro do Conselho Municipal de Assistência Social. Esse fortalecimento dos fóruns é essencial”, afirmou. Maristela ressaltou ainda que alguns municípios da AMFRI já contam com fóruns bem estruturados, como Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, enquanto outros, como Penha e Porto Belo, ainda estão em processo de implementação. A expectativa é que todos os municípios da região tenham fóruns organizados até o final do primeiro semestre de 2025.

A assistente social Ingrid de Oliveira, coordenadora do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS de Balneário Piçarras, enfatizou que encontros itinerantes como este são fundamentais para ampliar a participação e o fortalecimento dos trabalhadores. “Nosso objetivo é garantir a organização política dos trabalhadores, pois isso reflete diretamente no fortalecimento do SUAS nos municípios e na região como um todo”, afirmou.

O FORTSUAS é um espaço permanente que reúne profissionais da assistência social da rede pública e privada, com vínculos institucionais diversos. No ano de 2025, suas reuniões ocorrerão de forma itinerante, passando por todos os municípios da AMFRI, com o objetivo de promover a troca de experiências e aprimorar as políticas de assistência social.

O próximo encontro acontecerá em Luiz Alves, no dia 18 de março, reforçando o compromisso da AMFRI e dos profissionais da assistência social com a construção de políticas públicas mais justas e acessíveis para a população.

Para mais informações sobre o Fórum e suas próximas reuniões, entre em contato com a AMFRI.