écnicos das equipes pedagógicas das Secretarias de Educação da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) se reuniram na tarde desta quarta-feira (19), na sede da associação, para discutir os próximos passos na implementação de políticas públicas da Educação Básica em parceria com o governo federal e estadual.
O encontro teve como foco principal o debate sobre ações nacionais, com destaque para:
- Política Nacional Escola em Tempo Integral: Ampliação da oferta de escolas com jornada integral, visando aprimorar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
- Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos: Estratégias para reduzir o analfabetismo e garantir a qualificação da educação de jovens e adultos.
- Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ): Promoção da igualdade e do respeito à diversidade étnico-racial no ambiente escolar, com atenção especial às comunidades quilombolas.
- CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Iniciativa para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.
- Escola das Adolescências: Programa voltado para o atendimento e acompanhamento de adolescentes, com o objetivo de promover seu desenvolvimento integral.
Os participantes também ressaltaram a importância de uma atuação regional para a elaboração da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, garantindo o acesso e a permanência de alunos com deficiência em escolas regulares. Além disso, foi debatida a necessidade de ações conjuntas em torno das avaliações diagnósticas de aprendizagens, alinhadas aos processos formativos de professores, visando a melhoria da qualidade da educação.
A reunião na AMFRI representa um passo importante no fortalecimento da colaboração entre os municípios da região e os governos federal e estadual, com o objetivo de garantir uma educação básica de qualidade para todos.
