A direção da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) decidiu convocar a reunião para ouvir os candidatos e tomar conhecimento dos projetos para a região.
Paulinho Bornhausen e João Matos, que tenta a reeleição à Câmara Federal, propuseram o compromisso de liderar junto a bancada parlamentar catarinense o processo de inclusão das reivindicações da região da Amfri no orçamento. A associação de municípios assume a incumbência de apresentar os projetos com as principais reivindicações regionais para que os parlamentares acompanhem os trâmites e procurem viabilizar a liberação dos recursos.
O presidente da AMFRI, prefeito Volnei Morastoni, manifestou a importância da aprsentação de emendas coletivas, de interesse da região, e citou como exemplo o trabalho que a Amfri desenvolve atualmente através dos colegiados de secretários municipais. Morastoni citou como exemplo o projeto do Colegiado dos Secretários Municipais de Turismo, que prepara uma divulgação conjunta de todos os municípios da AMFRI, inclusive com a edição de uma revista especial, contendo os principais atrativos turísticos , atrações e festas. %u201CA implantação dos colegiados deu um novo umpulso para o desenvolvimento regional%u201D afirmou o presidente.