Mais de 30 jornalistas no curso de Comunicação na Gestão Pública

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Plano foi elaborado com base em duas estratégias:  ações para a comunicação do município com o cidadão. E a comunicação do político com a população. Cada participante teve a oportunidade de apresentar as ferramentas e produtos de comunicação direcionados para atingir objetivos específicos. Segundo o Prof. Nelson da Costa Fossatti, este modelo de Plano Estratégico de Comunicação foi identificado ao realizar uma pesquisa com diversos municípios gaúchos. Ele destacou que no setor público não há cliente, o cidadão é o "dono" do município.

Na comunicação com o cidadão foram elencados sete objetivos: promover o acesso aos meios de comunicação, ensinar a sociedade a ver a conviver com o desenvolvimento do município, dar visibilidade aos objetivos e metas propostos e alcançados, manter a comunidade informada, ouvir o cidadão, gestão participativa da comunicação e zelar pela imagem do município.

Já na comunicação estratégica do político, foram selecionadas as seguintes metas: cumprir o programa de governo, atender demandas municipais, ampliar a base eleitoral, manter a credibilidade, presença do governo, notoriedade e imagem do governante.

O curso foi dividido em quatro módulos; desafios da comunicação, instrumentos de gestão, comunicação em ambiente participativo e plano estratégico.

"A comunicação é um processo de interação social democrático e participativo capaz de harmonizar interesses e diversidades", definiu Fossatti.

RedeCIM
A FECAM apresentou a Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), formada pelos portais da FECAM, associações microrregionais e municípios. A assessora de Comunicação, Dayane Nunes, destacou a importância da assessoria de comunicação da prefeitura ser a responsável por gerenciar as informações publicadas no portal do município, visando obter qualidade no conteúdo disponibilizado ao cidadão. A Rede integra 160 portais municipais.