"Para desenvolver o turismo é indispensável investir nos atrativos existentes em cada região" manifestou a ministra ao apresentar o estudo, que prevê investimentos de grande importância para municípios da região da Amfri.
Entre as obras de infra-estrutura necessárias estão: implantar projeto de sinalização turística e de acessibilidade para portadores de necessidades especiais; construção de centros de eventos e parques de exposições; além de obras de urbanização. No que se refere às áreas de qualificação, marketing e eventos, as demandas incluem realização de cursos de qualificação e de idiomas, ações de promoção de Santa Catarina nos mercados nacional e internacional e apoio à realização de eventos.
Amfri
A construção do Parque de Exposições e Eventos de Balneário Camboriú está entre as demandas apresentadas pelo Governo do Estado. Para a região da Amfri também está prevista a construção do Píer Turístico de Porto Belo, implantação do projeto "Turismo Eco-Rural com base no empreendimento familiar", que inclui a elaboração de estratégias de estruturação e divulgação dos produtos turísticos ofertados pelas comunidades rurais dos municípios envolvidos.
Praia Brava e Itapema
A implantação ou melhoria de infra-estrutura receptiva na Praia Brava, em Itajaí, e a reforma da Casa da Cultura também consta do estudo apresentado por Marta Suplicy, assim como a construção de dois portais em Itapema, píer turístico e trapiche também Itapema,e construção de mirante no Morro do Cabeço.
"Vamos nos empenhar para que as ações sejam executadas, visando o desenvolvimento regional e também a nossa inclusão na Copa de 2014", afirmou o coordenador da bancada, deputado João Mattos.
O levantamento do Ministério do Turismo levou em consideração as demandas encaminhadas pelo governo estadual, prefeituras e entidades do setor. "Nesta apresentação, apontamos os projetos considerados estruturantes para o turismo, que vão desde obras de saneamento básico até a construção de pórticos", explicou a ministra.
Fórum Parlamentar
Durante o encontro com a bancada parlamentar, os representantes da Amfri também trataram da emenda parlamentar que prevê a liberação pelo Ministério de Integração Nacional de recursos na ordem de R$30 milhões para os onze municípios da Amfri, para obras de prevenção de desastres. Esse projeto irá a votação na próxima semana e obriga a presença novamente dos representantes da associação de municípios em Brasília.
OGU 2008
O retorno da representação da Amfri acontecerá na segunda-feira, para acompanhar a votação da seleção de projetos que serão incluídos pelo Fórum Parlamentar Catarinense no Orçamento Geral da União (OGU) 2008.
"A bancada tem direito a 15 emendas coletivas e 10 já estão definidas, pois foram encaminhadas diretamente ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal", destaca o presidente Albert Stadler. "O caminho a percorrer é muito difícil, são mais de 50 proposições para apenas cinco vagas, mas estamos otimistas depois da conversa com os parlamentares catarinense" finalizou Stadler.