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Amfri comemora 35 anos

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Fundada em 10 de abril de 1973, a AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) comemora seus 35 anos como uma das associações de municípios mais bem estruturadas do Estado de Santa Catarina.

Inúmeras conquistas foram obtidas nesses anos todos, fruto de um árduo trabalho e da união de todos os prefeitos.

Na AMFRI não existe cor partidária. O objetivo é um só: o desenvolvimento regional.

Entidade com personalidade jurídica e reconhecida de utilidade pública, a AMFRI não possui fins lucrativos. Sua atuação institucional, política e técnica objetiva fortalecer os municípios associados, qualificar os agentes públicos e  assessorar as Prefeituras.Dessa forma aprimora a qualidade de vida da  população e fomenta o desenvolvimento regional.

Mas como nem todo começo é fácil, a AMFRI também encontrou dificuldades para conscientizar prefeitos,técnicos e secretários municipais a respeito da importância dos serviços prestados.

Antes disso, até conquistar a credibilidade, a sede da entidade chegou a funcionar em salas emprestadas. Em 1989, estava instalada na cozinha de uma Secretaria de Estado localizada na rua Lauro Muller. Naquele ano,o prefeito Wilson Plautz, o Rolinha, assumiu a presidência e realizou importantes mudanças na estrutura administrativa da entidade. Uma das principais ações foi contratar um secretário-executivo para cuidar exclusivamente dos assuntos pertinentes à associação, na época com um patrimônio nada invejável: uma máquina de escrever, uma mesa, uma cadeira e uma "dívida trabalhista".

A partir dessa mudança teve início uma nova fase. Um período de muitos e importantes projetos. Uma sede, alugada, na Rua Pedro Ferreira, número 102, em Itajaí.

Começaram as contratações de profissionais especializados para o trabalho de assessoria.Na seqüência, a associação assinou convênio com a Secretaria de Estado da Fazenda.Passou a realizar o acompanhamento do movimento econômico das empresas da região através da análise das DIEFs. Conseguiu melhorar o retorno de ICMS para os Municípios associados. Em 1995, a Amfri deu um salto de qualidade e adquiriu a primeira sede própria. Na rua Pereira Neto, no centro de Itajaí. Com a nova sede, os serviços ofertados aumentaram e a equipe de profissionais passou a contar com secretária, assessoria de recursos humanos; assessoria de informática, engenheiro sanitarista, desenhista projetista, assessoria contábil e assessoria de comunicação social.

Naquele período a Amfri realizou o primeiro trabalho de repercussão regional: a elaboração do Plano Básico de Desenvolvimento Econômico.Entusiasmados com os resultados apresentados, os prefeitos associados concluíram que a Amfri necessitava investir em infra-estrutura adequada. Estava na hora de construir uma sede moderna e minuciosamente planejada, capaz de abrigar e atender a crescente demanda por seus serviços. A Prefeitura Municipal de Itajaí doou o terreno localizado na Rua Luiz Lopes Gonzaga, no Bairro São Vicente e pouco tempo depois, em junho de 2004, estava pronta a nova sede. Com as instalações apropriadas para suportar um rápido crescimento, uma nova proposta de trabalho foi iniciada em 2005. Voltada para oferecer soluções para os problemas regionais. Assim, foram criados os colegiados setoriais compostos por membros indicados pelos Municípios e que tratam de assuntos específicos de cada área da Administração Pública. Inicialmente surgiram os colegiados de turismo, saúde, educação e planejamento urbano. Os colegiados estão voltados ao desenvolvimento regional,modernização das prefeituras e a capacitação dos técnicos e secretários municipais. Os primeiros resultados começaram a aparecer com a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde; o projeto da regionalização do turismo, que resultou na edição da Revista Costa Verde & Mar; no Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado e mais recentemente no Consórcio Intermunicipal de Turismo, hoje funcionando a todo vapor.Tudo com o objetivo de integrar os municípios e consolidar o processo de desenvolvimento regional.Outros colegiados começaram a surgir: contadores, procuradores jurídicos, meio ambiente, comunicação social, gestores de convênio. Cursos, palestras e seminários para a capacitação dos técnicos e secretários municipais são realizados periodicamente. A equipe de técnicos aumentou mais um pouco. O departamento de Engenharia, pela demanda de serviços prestados, será deslocado para um prédio em construção,com três pavimentos anexo a sede da associação, especialmente para atender os serviços solicitados pelas Prefeituras. A Assessoria de Projetos Especiais, implantada em 2006,desenvolve um trabalho muito importante e bastante articulado.

Encerrou o ano de 2007 comemorando os mais de R$51 milhões de reais empenhados pelo Governo Federal para repasse aos municípios da região. A Assessoria Jurídica iniciou as atividades em 2007 e está preparada para atender às necessidades dos municípios. A área contábil, bastante requisitada, presta assessoria direta aos técnicos dos municípios. Teve participação importante na implantação do Simples, e-Sfinge e na realização de cursos, palestras e seminários, desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, Controle Interno, ao Ciclo de Estudos de Auditoria do Movimento Econômico.Os colegiados de Educação, Assistência Social e Meio Ambiente também realizam trabalho de grande interesse.

Isso é uma amostra do trabalho desenvolvido pela Associação dos Muicípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Uma associação que constrói a sua história com ações marcantes.