"A adesão ocorreu em decorrência do planejamento estratégico do colegiado, que estabeleceu ações integradas e articuladas em prol do desenvolvimento harmonioso da educação em todos os municípios da Amfri" destaca a presidente do colegiado, educadora Fátima Regina Brizolla, secretaria municipal de Bombinhas.
Através dessa ação, prossegue Fátima Brizolla, "será implantada uma política de gestão para todas as redes municipais da região".
Fátima observa que o município de Itajaí já implantou o mesmo programa há nove anos e o sistema desenvolvido em parceria com a Rede Vencer, do Instituto Ayrton Senna, foi aprovado, o que significa que "não estamos dando um tiro no escuro".
Inicialmente serão capacitados 120 técnicos da área educacional voltados para a melhoria do índice de desenvolvimento da educação nas escolas de ensino fundamental de cada município. O programa adotado é gerenciado para a política de continuidade das ações, independente das mudanças políticas na chefia do executivo.
Pela primeira vez também o programa Gestão Nota 10 é implantado numa associação de municípios, que congrega onze municípios como a Amfri, assim como também pela primeira vez participam os secretários municipais.