A Fundação Nacional de Saúde – Funasa/Ministério da Saúde promoverá o IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, em Florianópolis/SC, no período de 10 a 15 de setembro de 2008, sob o tema: Saúde Pública, Responsabilidade Sócio-ambiental e Excelência da Gestão.
A Engenharia de Saúde Pública representa, no contexto das políticas públicas voltadas à promoção e proteção à saúde, eficaz instrumento destinado à valorização da cidadania, promovendo a inclusão social, gerando riqueza e elevando a qualidade de vida.
No mundo contemporâneo e, particularmente, no quadro sanitário brasileiro, torna-se premente o atendimento de demandas, desde a universalização do acesso à água potável, coleta, tratamento e disposição adequada dos esgotos sanitários e dos resíduos sólidos, bem como a prevenção aos riscos à saúde humana provocados pelas condições sócio-ambientais e de mudanças climáticas. Desse modo, torna-se relevante a intervenção da engenharia de saúde pública, por meio da aplicação de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento sustentável, no aprimorando da gestão ambiental como forma de assegurar o controle dos agravos à saúde.
Serão discutidas nesta 4ª edição do Seminário as demandas elementares e a efetividade do papel da Engenharia de Saúde Pública, além de temas da agenda ambiental internacional, tais como a redução ou mitigação dos danos do aquecimento global, considerado atualmente um dos agravos ambientais mais significativos à saúde humana.
A transversalidade das necessidades sociais com foco na discussão das políticas públicas, da excelência da gestão e da responsabilidade sócio-ambiental, permeada pelas questões que afetam a saúde pública, como a sustentabilidade, a efetividade dos investimentos públicos e a inclusão social, também estarão presentes nas discussões do Seminário.
Objetivos
- Mobilizar os atores envolvidos com a área de engenharia de saúde pública;
- Discutir e apontar ações que visem equacionar os déficits de saúde pública e garantir a perenidade dos sistemas de saneamento;
- Construir movimento pró-ativo de enfrentamento dos problemas inseridos na agenda ambiental internacional.
Tema Central
Discutir e avaliar a atuação da engenharia de saúde pública, buscando alcançar as metas do milênio com responsabilidade sócio-ambiental com foco na excelência na gestão.
Temário
- Transversalidade e articulação inter-setorial das políticas públicas de saúde com as demais áreas, focando a engenharia de saúde pública e o meio ambiente;
- Efetividade das ações de engenharia de saúde pública;
- Educação, mobilização e comunicação social em saúde e saneamento ambiental como instrumento de responsabilidade sócio-ambiental;
- A responsabilidade do controle social nas ações de saneamento;
- A ética e a excelência da gestão pública no saneamento ambiental;
- Cooperação técnica e gestão associada em saneamento ambiental;
- Saneamento ambiental em áreas indígenas, rurais, quilombos, assentamentos e extrativistas;
- Poluição dos recursos hídricos;
- Mudanças climáticas e a saúde pública;
- Desastres e riscos ambientais;
- Vigilância e controle de qualidade da água para consumo humano;
- Tecnologia da informação aplicada à engenharia de saúde pública;
- Habitação no contexto da saúde e saneamento em pequenas comunidades urbanas e rurais;
- Alternativas tecnológicas no reuso das águas residuárias;
- Sustentabilidade e efetividade dos investimentos públicos;
- A engenharia de saúde pública e as metas do milênio;
- A aplicação das Leis Federais nº 11.107/2007 e nº 11.445/2007;
- Abastecimento de água;
- Esgotamento sanitário;
- Resíduos sólidos urbanos;
- Gestão em engenharia de saúde pública;
- Drenagem urbana para o controle de malária;
- Melhorias sanitárias domiciliares para o controle de riscos à saúde;
- Edificações em engenharia de saúde pública;
- Melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas.
Público
Profissionais de instituições públicas e privadas, de organizações não-governamentais, de associações de usuários, de universidades e de institutos de pesquisas, que atuem na área de saneamento ambiental e de engenharia de saúde pública.
Formato do IV Seminário Internacional
1. Painéis temáticos e mesas-redondas com a participação de expositores nacionais e internacionais, em nível de excelência.
2. Mesas-redondas com apresentações técnicas, abordando assuntos relacionados ao temário, incluindo as experiências bem-sucedidas das agendas nacionais e internacionais do saneamento ambiental e da saúde pública.
3. IV Mostra de pôsteres
3.1 IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas, de trabalhos nacionais e internacionais, em saneamento ambiental e engenharia de saúde pública, selecionadas entre os trabalhos candidatos;
3.2 IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa, de inovações e experiências bem sucedidas selecionadas entre os trabalhos desenvolvidos por servidores e contratados da Funasa;
3.3 II Mostra do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa.
4. Feira Institucional
Estandes de instituições e organizações atuantes em saneamento ambiental para apresentarem suas experiências, produtos e propostas de trabalho de acordo com os objetivos do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.
5. Lançamento e divulgação de publicações da Funasa.
6. Atividades pós-evento:
6.1 Mini-cursos;
6.2 Oficinas;
6.3 Encontros técnicos; e,
6.4 Visitas técnicas.
7. Reuniões técnicas (comitê científico, pesquisadores, consultores e supervisores do programa de pesquisa da Funasa).
Trabalhos
O envio dos trabalhos técnicos para seleção da IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas e IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa e II Mostra de Pesquisas da Funasa deverão ser feitos até o dia 16 de junho.
Os trabalhos escolhidos serão divulgados no dia 8 de agosto.
Inscrições
As inscrições no seminário e envio dos trabalhos técnicos para seleção da IV Mostra de Experiências Bem-sucedidas e IV Mostra de Estudos e Pesquisas da Funasa e II Mostra de Pesquisas da Funasa deverão ser feitas, exclusivamente, pelo site da Funasa
As inscrições para participação no seminário e nas atividades pós-seminário, serão abertas no segundo semestre.