Reunidos em Assembléia Geral Ordinária na manhã desta sexta-feira (19), em Itajaí na sede da associação, no bairro São Vicente, os prefeitos da Amfri receberam representantes da Caixa Econômica Federal e o cônsul honorário da Costa Rica, Rolando Coto Varela.
O representante da Caixa Econômica Federal, Élcio José Coelho de Lara esclareceu dúvidas a respeito do projeto habitacional e o convênio com os municípios.
Élcio explicou que inicialmente o programa atende os municípios com mais de 50 mil habitantes e que na região da Amfri foram contempladas apenas quatro cidades: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Navegantes. Este programa tem o objetivo de reduzir em 20% o déficit habitacional dos municípios.
A Caixa Econômica pretende criar alternativas de financiamento para os municípios com população abaixo de 50 mil habitantes, com a criação de um programa específico. Élcio Coelho acredita que a inscrição de novos projetos do governo federal deve ocorrer em breve, provavelmente com pacotes para famílias com o mesmo perfil de renda. Os prefeitos cobram pacotes de financiamento com maior facilidade para pessoas de menor poder aquisitivo.
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS
A recuperação de créditos pelos municípios junto ao governo federal foi o tema abordado pelo advogado Antonio Weck ao dirigir-se aos prefeitos. Weck é especialista em direito tributário e propôs a prestação de serviço de seu escritório na implementação e atualização do código tributário dos municípios.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O técnico Luiz Gustavo Melo do Couto participou da reunião para tecer considerações sobre o sistema de gestão na iluminação pública, a Cosip.Aproveitou para falar sobre projetos e formas de incrementar e modernizar o sistema, proporcionando melhor estrutura com redução de custos.
CÔNSUL DA COSTA RICA
O cônsul da Costa Rica, Rolando Varela, encerrou a reunião com o convite para que os prefeitos da Amfri participem no próximo mês de setembro de uma comitiva catarinense que visitará seu país, que “ocupa um lugar privilegiado no âmbito internacional, no contexto do desenvolvimento humano, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e estabilidade política e social”.
O objetivo da missão, segundo Rolando Coto é estabelecer um programa de intercâmbio de experiências científicas-tecnológicas entre empresários e funcionários governamentais dos dois países, ligados ao setor de turismo, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A Costa Rica foi apontada pela revista Travel Weekly como um dos melhores destinos turísticos e referência no desenvolvimento sustentável e preservação ambiental do território americano.