SC é o estado que menos avançou na nova política do SUAS, alerta o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ao proferir palestra na tarde desta quarta-feira (22), na sede da Amfri, em Itajaí, o coordenador geral do Departamento de Gestão do SUAS, José Crus, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, alertou que o Estado de Santa Catarina possui um número expressivo de municípios que ainda não implantaram o novo modelo de gestão de assistência social.

Crus declarou que a nova política de assistência social é uma forma de organizar e ofertar os serviços da área social, garantindo objetivamente os direitos do cidadão, de acordo com a constituição de 1988. “A nova política rompe com o clientelismo, o assistencialismo e adota a lógica do direito do cidadão, da família”.

O palestrante salientou, no entanto, que a nova política precisa de muita capacitação e por este motivo atendeu ao convite do Colegiado de Secretários de Assistência Social da Amfri, para tirar dúvidas, apresentar as novidades, falar sobre as perspectivas e orientar sobre a implantação da nova gestão.

Mais de cem profissionais da área de assistência social compareceram ao auditório da Amfri. Além dos representantes dos onze municípios associados, participaram representantes da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga, Prefeitura Municipal de Dr. Pedrinho, Amavi, Amosc, Amplanorte e Amurel.

Os prefeitos de Porto Belo, Albert Stadler, o Curru; de Luís Alves, Viland Bork,  e o vice-prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, participaram da solenidade de abertura, e manifestaram a importância para o desenvolvimento de seus municípios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a PNAS (Política Nacional de Assistência Social).