Mais de 50 assistentes sociais da região da AMFRI participaram nesta sexta-feira, 28, do curso Ética em Movimento oferecido gratuitamente pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região. A capacitação foi uma solicitação do Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social e da Associação das Assistentes Sociais da AMFRI.
O projeto Ética em Movimento teve início pelo Conselho Federal de Serviço Social e tem como objetivo promover um debate que ultrapasse a ética para além da esfera formal e legal, inserindo-a no campo profissional, político e social. Segundo a conselheira do CRESS, Renata Nunes, essa é a primeira vez que o curso é realizado na região. “A proposta é refletir a ética de forma mais aprofundada, proporcionando uma reflexão crítica da atividade profissional”, afirma.
Através da reflexão sobre a profissão do assistente social, o curso embasa o cotidiano do profissional com qualidade na prestação do serviço. Conforme a assistente social Neuza Bottega, essa qualificação deve ser pemanente, pois segundo um dos príncípios éticos temos "o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional".
Esclarecer as dúvidas sobre os processos e as denúncias envolvendo questões éticas na profissão também foi proposta do curso. “O princípio é fazer o profissional parar e pensar um pouquinho nesse fundamento do que é a profissão, o que é o Código de Ética e porque que esses princípios estão lá. Então precisa realmente fazer compreender porque a liberdade é o nosso valor ético central”, elucida a agente multiplicadora do CRESS Fernanda Tomasi.