You are currently viewing Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta programas em Seminário na AMFRI

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta programas em Seminário na AMFRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Secretários de Agricultura da AMFRI e demais convidados de associações e cooperativas dos municípios assistiram nesta terça-feira, 1, ao Seminário Regional Desenvolvimento Sustentável da Agropecuária no Estado, oferecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Além da palestra sobre a estrutura do MAPA, os participantes puderam conhecer melhor os programas e ações de incentivo ao desenvolvimento do setor agropecuário que o Ministério desenvolve. A idéia é que os municípios comecem a investir em novos programas como de infra-estrutura, logística da produção agrícola, acesso a informações e inovações tecnológicas, por exemplo, e não apenas em mecanização agrícola.

O Programa de Desenvolvimento do Setor Agropecuário – PRODESA, também foi apresentado pelos representantes do setor de Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina – SEPDAG/SFA-SC no seminário desta terça-feira. Além do PRODESA, que recebe recursos de emendas parlamentares repassadas aos municípios pelo MAPA, foram apresentados outros mecanismos que os municípios podem utilizar para buscar mais recursos junto ao governo federal.

O objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com este seminário é sensibilizar os municípios para que busquem recursos nos programas que o MAPA desenvolve e, dessa forma, possam promover o desenvolvimento regional. Para o chefe do SEPDAG/SFA-SC, José Carlos Ramos, a idéia é “discutir o desenvolvimento regional para determinada cadeia produtiva, para depois encaminhar as emendas conforme a necessidade”.

Com essa aproximação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as Secretarias de Agricultura da região da AMFRI, o MAPA pretende orientar os municípios na elaboração de projetos para facilitar sua aprovação. “Nós estamos criando uma grande parceria em que queremos entender quais são as demandas do município, para que a gente possa dar os encaminhamentos necessários dentro do ambiente do Ministério”, ressaltou José Carlos Ramos.