Reunidos na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí na manhã desta sexta-feira (18), os prefeitos da região aprovaram a proposta para a elaboração do Vídeo Turístico da Costa Verde & Mar, apresentado pela assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo – CITMAR, Vivian Floriani. O vídeo foi uma solicitação dos Secretários Municipais de Turismo da AMFRI, que pretendem divulgar as potencialidades turísticas e econômicas da região em feiras nacionais e da América Latina, com um material de alta qualidade. O objetivo é atrair não apenas os turistas, mas também os investidores para a região.
Os prefeitos também receberam o Relatório de Avaliação do Projeto de Capacitação das Prefeituras da AMFRI para a Elaboração do Plano Estratégico Municipal, desenvolvido nos onze municípios que compõe a associação. Durante a apresentação do consultor Paulo Costa, os prefeitos puderam conhecer mais sobre o projeto que abrangeu as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Fazenda, Administração e o Controle Interno e as mais de 30 atividades, entre reuniões e oficinas de capacitação, que deram suporte ao trabalho dos secretários e técnicos das prefeituras.
Durante o encontro foi assinado o Termo de Adesão ao Movimento Nacional Todos pela Educação, trazido aos prefeitos pela Secretária de Educação de Itajaí, Maria Heidemann. O movimento tem por objetivo contribuir para que o país consiga garantir educação de qualidade para todos os brasileiros. Os prefeitos também assinaram uma moção de apoio à construção da Universidade do Estado de Santa Catarina no município de Balneário Camboriú. O documento será encaminhado esta tarde ao Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
Nesta manhã, também foi apresentado o Protocolo de Intenções para a criação da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico da Região da AMFRI, elaborado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Rolando Nunes Córdova e pelo assessor jurídico Cirino Adolfo Cabral Neto. A proposta de criação do consórcio foi elaborada com base na Lei Federal 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. O projeto será discutido em uma nova reunião de prefeitos marcada para o dia 9 de outubro.