You are currently viewing Municípios da AMFRI assinam Termo de Cooperação Técnica para Aprimoramento da Gestão da Assistência Social

Municípios da AMFRI assinam Termo de Cooperação Técnica para Aprimoramento da Gestão da Assistência Social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI assinaram no dia 12 de novembro, o Termo de Cooperação Técnica para Aprimoramento da Gestão da Assistência Social. O documento foi assinado durante a visita de 36 pessoas, entre secretários e técnicos das secretarias de Assistência Social, à Fundação da Ação Social (FAS) de Curitiba.

O Termo de Cooperação Técnica para Aprimoramento da Gestão da Assistência Social tem por objetivo formalizar a parceria entre os municípios da região da AMFRI e a FAS de Curitiba, visando a cooperação técnica para o aprimoramento da gestão da Assistência Social de ambos os municípios por meio de trocas de experiências e potencialidades para o desenvolvimento de habilidades técnicas.

Para a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social da AMFRI – COSEMAS, Maria Angélica de Souza, a parceria entre os municípios da região e a Fundação da Ação Social de Curitiba irá auxiliar no desenvolvimento e implantação de novos projetos. “Essa troca de experiências será importante para a região, pois Curitiba está muito avançada, principalmente na questão dos CRAS”, afirma.

Na ocasião, os secretários e técnicos da região puderam conhecer o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Sandra, classificado como “nota dez” pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Na visita, foram apresentados os programas desenvolvidos e a equipe técnica. “Serviu de embasamento para a implantação nos municípios, principalmente no que se refere à estrutura física”, explica a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega.

A equipe da região da AMFRI também visitou um dos sete Centros de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS de Curitiba, onde foi apresentada a complexidade dos serviços, a equipe técnica, a estrutura física, e onde os visitantes puderam esclarecer dúvidas sobre a operacionalização dos serviços implantados.  Além dos sete CREAS, o município possui 32 CRAS e cerca de 1,7 mil funcionários na Fundação da Ação Social.

Após a visita, a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega, a presidente do COSEMAS, Maria Angélica de Souza e a assistente Social de Balneário Camboriú, Natalli Pazini Silva participaram do IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, com o tema “Trabalho, Direitos e Políticas Públicas”, que aconteceu em Curitiba entre os dias 12 e 15 de novembro. “Foi muito proveitoso, pois foi um encontro da categoria com discussões importantes e palestra com profissionais renomados. Muito válido para trocas”, define Natalli.