AMFRI participa efetivamente das obras de construção da ponte de Ilhota

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI sente-se orgulhosa em ter participado do projeto de construção da ponte de Ilhota, cuja ordem de serviço foi assinada no dia 22 de novembro de 2009. Foram quase três anos de muito trabalho e união de esforços, desde o primeiro momento, no início de 2006, quando o prefeito de Ilhota Ademar Felisky procurou a AMFRI para viabilizar a construção da ponte.

No mesmo ano, associação e prefeitura foram buscar parceria com o Deputado Federal João Mattos e, no final de 2006 conseguiram passar pelo Fórum Parlamentar Catarinense uma emenda de bancada no valor de R$ 15 milhões para o Orçamento Geral da União de 2007, assegurando os recursos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

A partir daí, a equipe da AMFRI iniciou o processo de adequação do projeto de engenharia da ponte aos parâmetros exigidos pelo DNIT, e após dois anos de alterações conseguiram sua aprovação. “Nesse processo foi fundamental a participação da AMFRI, porque todas as 18 vezes em que eu estive em Brasília no DNIT, mais precisamente, para que esse projeto fosse aprovado, a AMFRI mandou algum técnico junto comigo para agilizar ainda mais o processo”, explica o prefeito de Ilhota Ademar Felisky.

No início de 2008, foi celebrado o convênio entre DNIT e o Governo de Santa Catarina, que assegurou a contrapartida. A obra foi viabilizada no final deste ano, no valor de R$ 32.535.928,11. O prefeito Ademar reconhece que a união de esforços possibilitou a realização da obra, que foi preterida ao longo dos anos por não ter importância política para o estado. “Deixo muito claro que foi uma conjunção de esforços, pois foi uma parceria muito grande realizada entre a prefeitura municipal, a AMFRI, o Governo do Estado e o Governo Federal, que possibilitou a construção dessa ponte”, ressalta.

Convênio assinado, projeto aprovado, o Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra encarregou-se da elaboração do processo licitatório desta obra, que culminou com a assinatura da ordem de serviço dada à empresa JM Terraplanagem e Construções, tornando cada vez mais próxima a realização de um sonho que acompanha o município há cinco décadas. “Se não fosse o apoio que a AMFRI nos deu para que nós realizássemos esse sonho de mais de 50 anos de toda a população de nossa cidade, com certeza nós não teríamos até esta data assinado a ordem de serviço”, afirma o prefeito.

Não apenas o apoio técnico e político, e o compromisso com o desenvolvimento dos municípios que fazem parte da AMFRI motivaram o esforço despendido pela associação. Ilhotense do Bairro Barranco Alto, o Secretário Executivo da AMFRI, Célio José Bernardino acompanhou desde criança a luta do município pela construção da ponte. “Eu tenho exatamente a idade de Ilhota, e nasci ouvindo freqüentemente meu pai falar da ponte. Para mim, ver essa ponte construída será uma satisfação enorme”, vislumbra Célio, que já sabe o que fazer quando a obra estiver concluída. “Quero ser um dos primeiros a atravessar a ponte a pé”.

A AMFRI mais uma vez cumpriu o seu papel, sendo parte de um projeto que trará inúmeros benefícios à região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de nossa população.