You are currently viewing AMFRI entrega projeto de Centro de Referência de Assistência Social para o município de Penha

AMFRI entrega projeto de Centro de Referência de Assistência Social para o município de Penha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMFRI entregou na última segunda-feira (17), mais um importante projeto desenvolvido pelo setor de engenharia da associação. Trata-se do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Porte I, uma obra de 164,10m2, que será construída no Loteamento Jardim Bruna, no município de Penha. No local serão prestados serviços de promoção e assistência social junto às comunidades carentes do município.

O espaço, construído em alvenaria, terá adaptação para receber portadores de deficiências físicas. Além dos demais ambientes,  o CRAS contará ainda com duas salas para atendimentos individuais, e sala multiuso para atividades coletivas com diferentes grupos. A obra será custeada com recursos provenientes do município e de emenda parlamentar. “Nós gostamos do projeto. Ele se adéqua bem às exigências e ao recurso”, declarou a secretária de Assistência Social de Penha, Nelsi Maria Leandro, agradecendo também o trabalho e o apoio da AMFRI.

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

O CRAS é o lugar de convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele integra o Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF), com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Integra, ainda, os serviços de convivência com programas de segurança alimentar e nutricional e, também, com outras políticas sociais. Devido a isso, os CRAS atuam com mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual.