A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI realizou nesta terça-feira (31) a 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. Mais de 200 pessoas, entre membros da sociedade civil e do poder público participaram do evento, que teve como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.
Durante todo o dia foram debatidos temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação. Através dos debates e palestras ministradas ao longo da Conferência, os participantes propuseram avanços para a consolidação das políticas públicas e da conquista do envelhecimento com dignidade.
A conferência representa um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso, e se torna uma importante ferramenta para a consolidação e o fortalecimento da participação do próprio idoso na defesa de seus interesses. Para o secretário do Conselho do Idoso de Itajaí, Silvano Pires, o aumento da longevidade no Brasil torna fundamental o investimento em políticas públicas voltadas à qualidade de vida na terceira idade. “Estamos envelhecendo cada vez com mais saúde e vontade de viver. É preciso investir na capacidade e sabedoria do idoso”, ressaltou.
A 3ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta pelo prefeito de Penha e presidente da AMFRI, Evandro Eredes dos Navegantes, que parabenizou a associação pela organização do evento e desejou um excelente dia de trabalho para todos os presentes. “Espero que seja um dia muito produtivo. Todas as ações e políticas que pudermos desenvolver em benefício da nossa população serão sempre bem-vindas”, afirmou.
O evento também contou com a participação de prefeitos e secretários municipais da região. Anfitrião da conferência, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao idoso e no cumprimento das diretrizes. “Espero que possamos mostrar na Conferência Estadual que a região da AMFRI elaborou uma política consistente e com muito conhecimento”.