Pensando na qualidade dos alimentos oferecidos nos equipamentos sociais CRAS, CREAS e Acolhimentos Institucionais, e na segurança da população que utiliza estes serviços, a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI realizou na última terça-feira (30), uma capacitação sobre Manuseio de Alimentos. Durante toda a tarde, auxiliares de serviços gerais e educadores sociais da região receberam orientações sobre os cuidados que devem ser tomados no preparo das refeições.
Além das dicas para uma alimentação saudável e adequada, os participantes foram alertados quando à importância de conservar bons hábitos de higiene, que vão desde o asseio pessoal e os cuidados na manipulação dos alimentos, até a hora de servi-los para o consumidor. A principal razão destes cuidados é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. "A saúde de muitas pessoas está nas mãos de quem prepara o alimento", salienta a nutricionista Carolina Marini, que ministrou a capacitação, reafirmando a importância do trabalho das cozinheiras.
Ao final do curso, uma série de receitas saudáveis e que ensinam a reaproveitar alimentos a fim de evitar o desperdício foram ensinadas. Para a cuidadora social do município de Itajaí, Simone Guardia, a experiência do treinamento foi enriquecedora. "Esses momentos são muito importantes. Enquanto educadora referência irei repassar todas essas informações para as responsáveis pelo manuseio de alimentos em nosso Abrigo". Contente com o que aprendeu na capacitação, a merendeira do município de Camboriú, Cleusa Florêncio espera agora conseguir material adequado para o trabalho. "Seria importante também a participação dos nossos chefes, para que percebam a necessidade de fornecer uniforme e material adequados".
Para a cozinheira do município de Balneário Camboriú, Áurea Maria Antônia Crescêncio, capacitações como esta deveriam ser oferecidas com freqüência. Segundo ela, tão importante quanto o treinamento é a motivação das funcionárias em fazer um trabalho cada vez melhor. "Precisamos de gente com disposição e boas idéias, até para conseguir inserir no cardápio certos alimentos saudáveis, mas que as crianças geralmente têm rejeição".