Encerrou na manhã desta quarta-feira (15), a capacitação realizada pelo Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI, sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR, uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC).
O treinamento iniciou no final de 2011 e abrangeu oito dos onze municípios da região. Durante o período do curso, secretários e técnicos conheceram os objetivos do PAR e aprenderam a utilizar o SIMEC – sistema responsável por receber e armazenar as informações fornecidas pelas Secretarias Municipais de Educação.
Através do PAR, os municípios farão um diagnóstico da situação das escolas, com base em quatro dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Este diagnóstico deverá auxiliar os gestores municipais no planejamento de ações voltadas à melhorias na Educação.
O secretário de Educação do município de Agronômica, Alex Luiz da Silva foi o responsável por ministrar a capacitação. Alex ressalta que, a partir de agora, o MEC só deverá liberar recursos para os municípios que fizerem este planejamento. "Se o município quiser um centro de educação infantil novo, por exemplo, não adianta ir a Brasília e pedir ao governo federal ou para um deputado, uma creche nova, se essa demanda não estiver planejada no PAR", explica.
O Plano de Ações Articuladas inicia-se a partir da adesão do município ao Compromisso Todos Pela Educação – programa de 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional, onde o secretário responsável por essa área automaticamente se compromete a elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. Os municípios da região aderiram ao Compromisso Todos pela Educação em 2009.