Encontro realizado essa semana com representantes do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar) validou o diagnóstico dos resultados obtidos com as ações de divulgação estabelecidas em conjunto em 2007.
A oficina serviu para atualizar as informações e perceber o que mudou nesses cinco anos, desde que o Plano Estratégico de Marketing Integrado foi iniciado. O desenvolvimento do diagnóstico e do prognóstico foi feito pelo Núcleo de Apoio às Atividades Turísticas da Univali (Natur), contratado para essa ação. A avaliação das mudanças gerará novas ações de divulgação, com foco nas atuais necessidades.
“Podemos afirmar que as políticas públicas agora estão mais desenvolvidas, há uma forte evolução dos cruzeiros marítimos e pessoas capacitadas tecnicamente em praticamente todas as secretarias da Costa Verde & Mar. Em agosto nos reuniremos novamente já com sugestões de estratégias a serem utilizadas e os prazos para o desenvolvimento”, diz o professor Marcos Arnhold, coordenador do Natur.
Segundo ele, agir conjuntamente, como fez de forma pioneira o Citmar, é o caminho ideal para assegurar a divulgação turística e garantir o crescimento na demanda de visitantes. “Hoje, o Ministério do Turismo vem trabalhando nesse sentido, consolidando e sugerindo às regiões que se unam para poder ganhar visibilidade”, considera.
“Das ações previstas em 2007, várias foram aplicadas e com efeitos positivos. O projeto de sinalização turística está sendo implantado nesse momento, houve a criação de um posto de atendimento no aeroporto de Navegantes e um trabalho grande com foco na convergência digital e que em breve resultará no aplicativo para telefones e tablets”, reforça o presidente do colegiado de secretários de Turismo da Costa Verde & Mar, Cláudio Souza.
Considerações da oficina
– Em 2007 havia uma preocupação com a quantidade e qualidade da gastronomia, porém, a região como um todo conseguiu trazer uma importante realidade para a economia regional. Em várias cidades há estabelecimentos que suprem uma grande demanda.
– A inserção de marcas consolidadas no mercado, seja de restaurantes, hotéis e outros empreendimentos, mostra que o mercado está de olho na Costa Verde & Mar.
– A quantidade de instituições de ensino superior e a realização de pesquisas apontam o perfil com mais detalhamento possível.
– A localização é privilegiada por ter acesso facilitado por terra, ar e vias marítimas.
– Os cruzeiros marítimos eram uma oportunidade a se abraçar e hoje já superaram as expectativas e requerem um trabalho de ampliação para atender a demanda.
– Entre as questões a serem desenvolvidas, está a necessidade de fortalecer o transporte intermunicipal.
– Antes as cidades tinham carência de placas de sinalização com padronização nacional. Agora, o problema é maior na BR-101.
– A reforma do acesso ao aeroporto de Navegantes, o acesso marítimo consolidado e a realização da Volvo Ocean Race apontam profissionalismo e hospitalidade.
Informações – Oficina das palavras:
Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 9995-1846
Rafaella Reinert – editora@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 9994-3200
COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, sala 02 – Itajaí – SC Contatos: (47) 3404-8000
www.facebook.com/costaverdemar