Na última sexta-feira (27) terminou a Capacitação Técnica em Situações de Risco e Desastre, promovida pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, contando com o apoio da AMFRI. O encontro reuniu agentes de defesa civil, assistentes sociais e representantes de outras áreas da região ligados ao tema no auditório da AMFRI com o propósito de aumentar a integração e melhoria nos resultados nas situações de risco e desastre.
O curso foi composto por três módulos, no módulo I, foram apresentados temas como, pesquisa e projetos da Defesa Civil Estadual, assistência humanitária, logística, benefícios emergenciais, comunicação, palestras para compreender a estrutura, conceito e atribuições da Defesa Civil, o voluntariado e as atribuições do CRAS. Neste módulo foi mostrado principalmente como responder a situações de risco e desastre, realizado nos dias 12 e 13 de julho.
Já nos dias 19 e 20 de julho aconteceu o módulo II focado em assuntos de articulação entre os serviços e a rede socioassistencial ministrada pela diretora de Assistência Social, Dalila Maria Pedrini, o Plano municipal de contingência: integrando ações pela gerente de prevenção e preparação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Caroline Margarida. O Diretor de Resposta aos Desastres da SDC, Major Aldo Batista Neto falou sobre o Sistema de Comando de Operações – SCO e os assuntos de monitoramentos, alertas e alarmes o palestrante foi Frederico Rudorff que é gerente de monitoramento de alertas de Santa Catarina.
O módulo III teve seu primeiro dia na quinta-feira (26), os palestrantes foram Cleonice Forster, técnica no Cartório de Defesa Civil do Estado falando sobre a Decretação de Situação de Emergência e Calamidade Pública, a gerente de capacitação, pesquisa e projetos da Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC, Regina Panceri, falou do Gerenciamento de abrigos, desalojados e desabrigados. Também a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Políticas Públicas e Demandas Familiares e Gestão da Política de Assistência Social na Unisul, Darlene de Morais Silveira comentou sobre como entender e atender famílias em situações de risco e desastre.
Regina Panceri foi uma das coordenadoras desta capacitação, ela falou que este é o primeiro curso com este objetivo, sendo assim se tratou de um teste, dando a oportunidade de ver o que se faz necessário para os próximos que serão realizados, ela conta que a pretensão é de o próximo ser no final deste ano. “Devemos investir na prevenção, para quando acontecer algo estarmos preparados para agir em prol da população”, conta ela. Regina é gerente de Capacitação, Pesquisa e Projetos da Secretaria de Estado da Defesa Civil ela diz que os encontros foram muito produtivos, agradece a AMFRI, pois graças a associação, a interação e união entre municípios e estado foram possíveis.
O último dia, na primeira etapa as palestras trataram dos temas de psicologia dos desastres, com a psicóloga e conselheira do Conselho Regional, Maria Carolina Silveira e falando sobre o plano em si, a aplicação de recursos, prestação de contas e o cartão de defesa civil a Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Tânia Mara Lozeyko.
No segundo momento, o Netweaver da Rede Social Arca de Noé, Raciel Gonçalves relatou sobre as experiências locais na tragédia ocorrida em 2008, após a agente da Comissão Municipal de Defesa Civil de Itajaí, Luana Santos de Oliveira citou o projeto de Defesa Civil na Escola em Itajaí e recebeu uma bela homenagem por seus serviços prestados. O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Eliezer Cardoso falou sobre as atividades da coordenadoria regional e entregou a Luana um certificado parabenizando por sua atuação e encerrou o ciclo de palestras da capacitação agradecendo o apoio e a presença de todos.