Se no verão as belezas naturais de Santa Catarina atraem milhões de turistas para o Litoral, no outono e no inverno esse movimento sofre grande queda, impactando na economia e no desenvolvimento dos municípios.
Para minimizar o impacto da baixa temporada, o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) está produzindo e organizando roteiros de ecoturismo e turismo de aventura para o ano inteiro.
Um grupo formado por integrantes do poder público, micro e pequenos empresários, estudantes e técnicos tem percorrido diversos locais e praticado canoagem, trilha, tracking, escalada, cicloturismo, escalada, rapel e atividades aquáticas, entre outros esportes no ar, na terra e no mar.
As visitas técnicas, que foram intensificadas desde o começo de agosto, ocorrem em Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes, Porto Belo, Bombinhas, Penha, Piçarras, Ilhota e Luís Alves. O objetivo é ver de perto as condições de cada atrativo turístico, conferindo questões de estrutura, segurança, atendimento e regularização do funcionamento.
– Nesta quarta-feira vamos para Navegantes e Piçarras, e daqui a 15 dias vamos a Ilhota e Luís Alves para finalizar as visitas. O Consórcio Costa Verde & Mar identificou as potencialidades da região no semestre passado e agora estamos verificando essas atividades observadas para atestar a qualidade e confirmá-las nos roteiros – explica a assessora técnica do consórcio, Vivian Floriani.
No final de outubro, durante quatro ou cinco dias, uma família famosa pela prática de esportes de aventura – que ainda é mantida em segredo pela coordenação do projeto – vai fazer como teste todo o percurso turístico catalogado. Se for aprovado, em seguida o roteiro será lançado oficialmente em meio digital.
– O lançamento impresso será apenas no ano que vem, para que empresas interessadas em fazer parte do material ainda possam participar, e também para que caso algum local visitado precise de adequações, ele tenha tempo pra isso – informa Vivian.
Segmento em alta
Contratado para fazer o levantamento regional do roteiro, o Instituto Alouatta aponta um dado importante: o turismo de aventura e o ecoturismo são os segmentos turísticos que mais crescem no mundo. Segundo o responsável pelo instituto Paulo Cadallóra, a Costa Verde & Mar oferece todas as condições para essas atividades, e só tem a se beneficiar com elas.
– A região tem imenso potencial para o turismo de aventura, porque conta com paisagens de rara beleza, assim como o ecoturismo, que é capaz de unir história, cultura e meio ambiente, com produtos diferenciados envolvendo diretamente as comunidades locais. Além disso, esses segmentos trazem visitantes que buscam experiências diferenciadas de interação, recreação e lazer, em qualquer época do ano – diz.
Fonte: O Sol Diário