You are currently viewing GT de Acolhimento Institucional debate sobre Repúblicas

GT de Acolhimento Institucional debate sobre Repúblicas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã do dia 17, sexta-feira, aconteceu o encontro do Grupo de Trabalho – GT dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuam nos Acolhimentos Institucionais da região da AMFRI. Estavam presentes representantes das cidades de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes Itajaí e Ilhota.

O artigo 1° da resolução conjunta n° 1, de 18 de junho de 2009 aprova o documento “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e adolescentes”, assim a cada encontro o grupo lê e debate sobre os temas do documento, neste fizeram a leitura sobre a temática República. Inicialmente constataram que nenhum dos municípios presentes possui uma República de Jovens, assim se basearam em exemplos de Repúblicas de grandes cidades, como Florianópolis.

O grupo fez estudos de casos e contaram que trabalham com o objetivo de que quando o adolescente complete 18 anos, e tenha que sair do acolhimento esteja estudando, estagiando ou tendo um emprego. Todas demonstrarão ter uma grande preocupação com o que irá acontecer com seus jovens que se aproximam desta idade e como os mesmos iram viver após deixarem seus atuais lares.

No documento consta que uma República atenderia jovens entre 18 e 21 anos. Esse seria o principal motivo para ser criada uma República na região, mas para isso, é preciso ser feito um planejamento pensando em questões como possibilidade de implantação, local, equipe para trabalhar com estes integrantes da República.

Ao final do encontro, o grupo definiu que iram realizar visitas em acolhimentos que atendem crianças e adolescentes com necessidades especiais com o objetivo de conhecer seus equipamentos. A data para essas visitas ainda será definida, mas os locais foram decididos que serão a organização “Estrela de Isabel” e o centro “Equilíbrio” em Itajaí, e a instituição “Orianópolis” em São José. O GT também está organizando para fazer visitas aos acolhimentos da região em breve.