You are currently viewing Colegiado de Cultura da AMFRI propõe curso na área cultural ao IFSC

Colegiado de Cultura da AMFRI propõe curso na área cultural ao IFSC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na tarde desta quinta-feira (13), se reuniram no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, campus Itajaí, o Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, profissionais do Instituto e representantes da AMFRI. O objetivo da reunião foi pleitear junto ao IFSC a realização de um curso sobre Gestão ou Produção Cultural. Entende-se que a abertura deste curso poderá ser estratégico para ampliar e desenvolver a região nas ações destinadas à promoção da cultura.

Marcos Montagna explicou a necessidade e importância de investir em capacitações e formações para o setor, já que tem sido crescente o número de interessados por um curso na área de cultura, que atualmente não existe na região. A instalação do referido curso, pode atender a demanda de toda a sociedade civil organizada de nossa região, inclusive os gestores públicos e produtores culturais. "Demanda na região o colegiado já constatou que existe que abrange os dez municípios que congregam a AMFRI, pois abrangerá tanto o produtor quanto o gestor cultural, e a área de cultura regional sairá ganhando, pois terá uma capacitação a qual necessitamos", enfatiza o presidente do Colegiado de Cultura.

O Diretor Geral do IFSC, Campus Itajaí, Widomar P. Carpes Júnior, se interessou pela proposta apresentada e informou que dará todo o apoio possível na implantação do curso nesta área. Entretanto, disse que atualmente o instituto não possui docentes capacitados para lecionar nesta modalidade, mas adiantou que em breve será contratado um professor de artes, no qual poderá também lecionar algumas disciplinas do curso.

Os presentes constataram que será preciso aproximadamente quatro profissionais de ensino para realizar o curso. Uma hipótese levantada será fazer algumas parcerias para incluir professores capacitados da área na programação do curso.

O diretor de ensino, Prof. Carlos Alberto Souza disse que para haver a implantação do curso é preciso fazer a elaboração do PPC – Projeto Pedagógico do Curso, e também enviar a reitoria do IFSC, em Florianópolis, um documento constando a parceria com a AMFRI, através do ofício encaminhado pelo Colegiado. "Para o curso ter início no primeiro semestre do ano que vem, é preciso entregar o PPC até novembro", explicou o professor.

A professora Osmarilda de Borba irá elaborar este projeto inicial, e será apresentada pela mesma, na próxima quinta-feira, 20 de setembro às 14 horas na sede da AMFRI, aos membros do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura. Na oportunidade serão feitas possíveis alterações que sejam necessárias e a aprovação da matriz curricular, para que sejam feitos os devidos encaminhamentos.