Na tarde de quinta-feira, 20, o Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da AMFRI se reuniu para debater sobre a elaboração do curso de Produtor Cultural. No encontro aprovaram o roteiro adotado pelo curso e conversaram sobre outros assuntos do setor. A reunião contou ainda com a presença do professor Carlos Alberto Souza e da professora Osmarilda de Borba, representantes do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Itajaí.
No dia 13 de setembro, o presidente do colegiado, Marcos Montagna, se reuniu com a diretoria e representantes do IFSC – Itajaí para apresentar a eles uma proposta de parceria para ser realizado um curso sobre Produtor Cultural para a região da AMFRI. Assim o presidente repassou aos membros do colegiado as informações obtidas nesta reunião.
A professora do IFSC, Osmarilda de Borba apresentou o Projeto Pedagógico do Curso de “Produtor Cultural”, que teve a aprovação dos membros do colegiado. Neste constam dados como, objetivo do curso, público alvo, estrutura curricular, modalidade presencial e carga horária total de 160 horas.
“Este curso tem o objetivo de capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos em produção cultural, com experiências em distintas áreas, para atuarem na produção de atividades culturais, nas esferas públicas e privadas”, destacou a professora.
A ideia das aulas consiste em ter alguns oficineiros e palestrantes diferentes para contribuir a cada dia, Osmarilda junto a um professor de Artes que será contrato pelo IFSC possuem a incumbência de serem os responsáveis por este curso que trará mais qualificação para os profissionais da cultura regional.
O próximo passo será apresentar o PPC – Projeto Pedagógico do Curso para o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), onde passam, todas as propostas de criação, reestruturação e extinção de cursos no IF-SC. Após o resultado desta reunião, iniciará o trabalho de estruturação do curso e demais definições para a implantação do mesmo.