You are currently viewing AMFRI auxilia em pesquisa da UFSC sobre a atuação do psicólogo na política de assistência social

AMFRI auxilia em pesquisa da UFSC sobre a atuação do psicólogo na política de assistência social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nesta segunda-feira, 22, a AMFRI cedeu o espaço e auxiliou na articulação para o desenvolvimento da pesquisa de campo sobre a atuação dos psicólogos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS´s) da região. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A pesquisa é coordenada pela mestranda em psicologia Eluana Frare, sob orientação do Professor Adriano Henrique Nuernberg. O objetivo é investigar a atuação dos psicólogos da região que atuam na política pública de proteção social básica de assistência social, identificando práticas que caracterizam sua inserção profissional neste âmbito.  Assim buscando constatar as dissonâncias e conflitos existentes entre as práticas dos psicólogos na política de assistência social e as normativas regulamentadoras desta política pública.

A justificativa para esta pesquisa acontecer é a crescente ampliação do campo de atuação dos psicólogos na política de assistência social, e as dificuldades encontradas na inserção desses profissionais. “É esperado que esta pesquisa contribua para a construção da prática do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social, especialmente na proteção social básica”, enfatiza Eluana.

Pretende-se que com esta pesquisa seja possível ter informações que constituam a elaboração de propostas curriculares diferenciadas para os cursos de graduação em Psicologia. Também possibilitará evidenciar as dificuldades e potencialidades da atuação do psicólogo na política de assistência social, contribuindo para que gestores, conselheiros e outros trabalhadores organizem estratégias que reconheçam e fortaleçam essa atuação.