Quase 60 pessoas, a maior parte representantes de Defesas Civis catarinenses, participaram nesta segunda-feira da primeira oficina de preparação para o período de chuvas. O evento faz parte do calendário anual da Secretaria Nacional de Defesa Civil e tem como finalidade principal ajudar as cidades a preparar o plano de contingência, uma exigência federal.
O encontro terá continuação nesta terça-feira na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri). Segundo a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Cristianne Antunes, as oficinas servirão para que os envolvidos repliquem os conhecimentos compartilhados em suas cidades. No primeiro semestre deste ano, nove estados do Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE) sediaram os simulados envolvendo mais de 1,2 mil participantes. Estes treinamentos, muito comuns em países como Estados Unidos, foram intensificados pelo Ministério da Integração Nacional em 2011.
Em Santa Catarina, as oficinas preparam os técnicos para a chegada do verão, quando o volume de chuvas aumenta na região. No próximo dia 8, está previsto um simulado com moradores de áreas de risco.
Fonte: O Sol Diário