A AMFRI sediou na manhã de hoje (28), o encontro entre prefeitos e representantes de seus municípios com representantes do Governo Federal, Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A reunião serviu para detalhar os investimentos de R$ 66,8 bilhões anunciados pela presidenta Dilma Rousseff para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti enviou o representante da SRI, Maurício Weidgenant que também é Gerente Regional de Santa Catarina e representante da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), para informar aos novos prefeitos catarinenses sobre como acessar esses recursos, sobre como elaborar projetos que se enquadrem no programa a fim de garantir a realização de melhorias nas diversas áreas, através de recursos do PAC 2, assim beneficiando toda população.
Mauricio apresentou o que é o PAC 2, explicando que nele constam novos recursos, aumentando a parceria com Estados e municípios e que estará sendo executado até 2014. Fez um balanço da execução das obras separadas nos eixos, Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Minha Casa, Minha Vida, Água e Luz para todos, Transportes e Energia, do PAC em curso. O Gerente Regional de Santa Catarina ainda enfatizou que todos os projetos que podem ser beneficiados, devem ser cadastrados pelos municípios e Estado até 05 de abril.
Orientou-se também acerca das novas seleções, mostrando as metas no qual trabalham que podem atender através do PAC 2, como também os requisitos básicos, ações apoiadas e como realizar a inscrição dos municípios nos programas. Quanto ao Programa Equipamento para Estradas, Mauricio contou que todas as cidades que fizeram sua adesão receberão uma retro escavadeira, até dezembro deste ano e uma moto niveladora até junho de 2014.
A Vice-Presidente da AMFRI e Prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva parabenizou Mauricio, pela palestra rica em conhecimento e pediu que ele repassasse o agradecimento ao Governo Federal, e a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti e ainda disse que com certeza o PAC irá receber muito projetos encaminhados pela AMFRI. “Esperamos que nossas cidades tenham o maior número possível de aprovações em pleitos. Parabéns pela apresentação e muito obrigada a todos que participaram”, encerrou.