You are currently viewing 1ª Capacitação Regional sobre os Serviços de Média Complexidade orienta trabalhadores do SUAS

1ª Capacitação Regional sobre os Serviços de Média Complexidade orienta trabalhadores do SUAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Secretárias Municipais de Assistência Social, totalizando 105 pessoas, participaram ontem (21/03), da 1ª Capacitação Regional sobre os Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, na sede da AMFRI. O evento foi promovido pelo Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social da AMFRI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Departamento de Proteção Social Especial – Média Complexidade.

No inicio da manhã, a representante do Ministério, Kelvia Assunção F. Barros explicou que a intenção deste evento era debater os assuntos: Papel do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no SUAS,  Competências, parâmetros para a organização e serviços ofertados pelo CREAS e o trabalho social desenvolvido no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Oraci  Maria de Souza, Secretária Municipal de Assistência Social de Penha contou que os assuntos apresentados e discutidos foram muito interessantes e ainda acrescentou que deveria haver mais vezes capacitações como esta.

Kelvia ressaltou que além dos temas abordados, o mais importante foram às contribuições realizadas pelos participantes. “É muito rico poder ter este contato direto com os profissionais que atuam no SUAS, esta capacitação possibilita que as informações passadas por quem atua nos Serviços de Média Complexidade nas cidades da região da AMFRI, sejam levadas ao MDS e assim possam gerar novos planejamentos do Ministério com base na realidade dos municípios”, enfatizou a palestrante.

A coordenadora técnica da assistência social de Itajaí, Leni Batista Tessele, justificou que o evento foi muito bom por esclarecer dúvidas e por beneficiar a região, através de informações sobre o SUAS. “Capacitação excelente, que acresce bastante em nossas formações, pois foi levantado questões a nível regional, fortalecendo nossos municípios. Parabenizo a AMFRI pela iniciativa de realizar pela primeira vez aqui na região uma capacitação sobre este assunto”, completa. Além dos representantes dos municípios da região da AMFRI, também participaram do evento trabalhadores do SUAS das cidades de Chapecó, Maravilha, Pinhalzinho, Lages, Jaraguá do Sul e Rio do Sul.