You are currently viewing Representante de investidores austríacos propõe debate sobre a criação de hidrovia no Rio Itajaí

Representante de investidores austríacos propõe debate sobre a criação de hidrovia no Rio Itajaí

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMFRI sediou na tarde ontem (3), uma reunião para debater sobre a criação da hidrovia no Rio Itajaí-Açu. O caminho do tráfego aquático de transportes de carga e navegações particulares pretende ter seu início na entrada do Rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Navegantes e Itajaí e seu término ainda está sendo estudado, podendo ser, no trecho do rio, situado na cidade de Ilhota ou de Blumenau.

O principal tema em discussão foi apresentado por Jonny Kurtz, da Empresa Catarinense de Energias Renováveis – ECER, que está representando investidores austríacos, liderados pelo senador Helmut Denk, da pasta de Comércio Exterior da Áustria e representante da empresa Wien Holding. Segundo Jonny, os austríacos querem investir na hidrovia no Rio Itajaí, mas para isso perceberam que é necessário ter uma comissão para tratar do assunto.

Assim, o representante dos investidores austríacos sugeriu que seja criada uma comitiva que defenda a construção da hidrovia, represente os interesses das cidades envolvidas e estude os impactos interligados com a implantação deste projeto. ”Nossa intenção é concentrar todos os envolvidos à comissão, ter nesta, pessoas responsáveis por debater o assunto e defender a região para assim garantir os investimentos dos austríacos”, salientou.

Entre os participantes da reunião estava o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino, representantes da Univali, do Porto de Itajaí, da Prefeitura de Itajaí, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento – SDS Itajaí, da Sedel de Blumenau e Fiesc também de Blumenau. Todos concordaram que o projeto para a realização da hidrovia precisa ser bem estudado e principalmente analisar todos os empecilhos que já existem e prever os que ainda podem surgir.