You are currently viewing Projeto para a Ferrovia do Frango, que liga o Oeste de SC ao Porto de Itajaí, começa em maio

Projeto para a Ferrovia do Frango, que liga o Oeste de SC ao Porto de Itajaí, começa em maio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Ferrovia do Frango, que liga o Oeste de Santa Catarina ao Porto de Itajaí, vai sair do papel. No dia 6 de maio, o governo vai lançar o edital para contratação do projeto da ferrovia. A execução da obra terá um prazo de oito meses para ser concluída. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, 25, em Brasília, em uma reunião entre o governador do Estado, Raimundo Colombo, e o diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Josias Cavalcanti Júnior. “Essa é uma obra urgente, estratégica e importante para o desenvolvimento de Santa Catarina. Somos o maior produtor de suínos, um dos maiores de aves do Brasil com exportações para o mundo todo e, por isso, uma boa infraestrutura nos dará mais competitividade”, explicou o governador. Atualmente, Santa Catarina exporta cerca de 2 bilhões de dólares somente no setor de avicultura. 

O projeto vai definir o traçado, o custo e o modelo de contratação, que ficará em aberto. Existe a possibilidade de ser executado pelo Estado, pela União ou também poderá ser uma Parceria Público-Privada (PPP). A ideia é aproveitar a estrutura do Batalhão Ferroviário, instalado em Santa Catarina, que tem condições de executar a obra. “Podemos imaginar 5 mil veículos a menos nas nossas rodovias do Oeste ao Litoral, com a consolidação dessa ferrovia”, comentou o secretário da Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini. 

Mobilização: Na tarde da última sexta feira (26), representantes da região da AMFRI participaram da mobilização convocada por 12 (doze) Associações de Municípios Catarinenses.  As entidades de representação dos municípios, entre elas, a AMFRI, reuniram representantes políticos desde Itajaí, até São Miguel do Oeste, no auditório da Universidade do Contestado, em Curitibanos. Estes elaboraram uma posição conjunta em defesa do traçado estratégico para o projeto de construção da Ferrovia da Integração.