You are currently viewing Representante do MEC propõe Fórum de Relações Étnico-Raciais para Colegiado de Educação da AMFRI

Representante do MEC propõe Fórum de Relações Étnico-Raciais para Colegiado de Educação da AMFRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã desta última terça-feira (30/04), o Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI – CSME se reuniu na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O encontro foi marcado pela apresentação sobre uma proposta de criação de um Fórum Regional Permanente de Educação e diversidades Étnico-Raciais, realizada pela Coordenadora Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais (CGERER), SECADI e MEC, Ilma Fátima de Jesus.

A representante do Ministério da Educação explicou que os Fóruns de Educação deste gênero devem ser formados por representantes do poder público e da sociedade civil, organizados por meio de Regimento Interno e que estes grupos servem para acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas para diversidade étnico-racial. “É importante lembrar que estes fóruns envolvem quilombolas, indígenas, ciganos, e outras diversidades onde haja necessidade pela constituição pluriétnica”, enfatiza.

Ilma também explica que a garantia do diálogo para implementar políticas de educação com igualdade social e que a co-existência harmoniosa entre representantes da sociedade civil e do poder público são os objetivos fundamentais do evento. “Graças aos fóruns a sociedade garante um espaço de atuação, conhecimento, participação e apoio para a construção de ações e mecanismos assumindo a responsabilidade solidária por meio das ações executadas”, encerra.

Ao final da apresentação, os membros do colegiado que estiveram presentes optaram por discutir sobre a realização dos fóruns na próxima reunião, que foi marcada para o dia 28 de maio. Eles também definiram que neste próximo encontro será realizada a eleição para a diretoria do CSME com a presença dos dez representantes municipais do setor.