Na manhã de hoje (8), o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, diversas lideranças políticas e representantes de outras associações de municípios de Santa Catarina se reuniram com o presidente da empresa Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Josias Cavalcante, e com o diretor de Planejamento, Jair Galvão, para discutir o traçado da Ferrovia da Integração.
Cavalcante informou que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental vão levar em consideração o projeto que trata o traçado original da ferrovia, com ramais que ligam Chapecó ao Porto de Itajaí. “O traçado da Ferrovia da Integração é tão viável, que vamos realizar juntos o EVTEA e o projeto básico, ambos sendo assinados já nesta sexta-feira”, acrescentou.
Já na próxima sexta-feira, (10) serão assinadas na cidade de Chapecó, as autorizações para licitação do projeto de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), e do projeto básico das obras da Ferrovia da Integração. A solenidade será realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIC), às 16h.
Além do presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, a região esteve bem representada no encontro, através do secretário executivo da associação, Célio Bernardino, do vereador de Itajaí, Osvaldo Born, do representante da Associação Empresarial de Itajaí, Eclésio Silva, e do superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres.
Também estiveram presentes nesta reunião representando o presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias e Deputado Federal Pedro Ucza, Sisi Blind, representando a AMURC, o presidente da AMURES, Edilson de Souza, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe; Odair Demarco, representando a Frente Estadual Catarinense de Ferrovias; o prefeito de Nova Erechim, Volmir Pirovano, a deputada federal, Carmem Sanottoo; Leomir Minozzo, representando a ACIB, Luiz Santana e Lívia Vilela, representando a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o prefeito de Timbó, Laércio Schuster.