You are currently viewing Valec confirma edital para início dos projetos da ferrovia da integração

Valec confirma edital para início dos projetos da ferrovia da integração

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A reunião realizada na manhã de ontem (8), em Brasília-DF junto à Presidência da Valec, que confirmou a assinatura do Edital de Licitação para o início dos projetos de viabilidade técnica da Ferrovia da Integração, teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins. A confirmação é fruto de uma intensa mobilização que aconteceu durante as últimas semanas com forte coordenação de doze Associações de Municípios da região do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste Catarinense.

O Deputado Federal Pedro Uczai, Presidente da Comissão Mista das Ferrovias do Congresso Nacional explica que o nome escolhido para a ferrovia é estratégico, pois será a obra que irá integrar todas as regiões de Santa Catarina, bem como irá facilitar o escoamento de produção, para outros estados brasileiros. “Saio muito feliz dessa reunião, porque o traçado que será realizado é aquele que contempla diretamente o desenvolvimento de Santa Catarina, e irá proporcionar maior justiça social, econômica e ambiental ao nosso estado”.

Josias  Sampaio Cavalcante Jr, Presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., confirmou a assinatura do Edital, ainda esta semana. O evento reunirá na ACIC  de  Chapecó, o Ministro dos Transportes Cesar Borges, a Ministra Ideli Salvati e o Presidente da Valec. O evento, marcado para as 16h desta sexta, dia 10, deverá reunir ainda  centenas de lideranças e autoridades de todo o Estado.

No último dia 26 de Abril, centenas de entidades de representação se reuniram em Curitibanos para organizar a mobilização que produziu o “Documento Da Integração”, um documento que representa mais de 180 municípios catarinenses e que posteriormente mobilizou todo o centro do Estado de Santa Catarina.

É Necessário Manter a Mobilização: “Estamos cientes que os passos alcançados são uma grande vitória. No entanto, ainda há uma grande jornada pela frente. Precisamos reunir informações e estatísticas, demonstrar que a centralidade econômica do centro do estado é a melhor via, que os custos de construção são adequados e que a economia do Estado precisa ser planejada estrategicamente, inclusive, com uma malha ferroviária  corretamente colocada no centro do Estado”. Destacou a presidente da AMURC, Sisi Blind, representante da principal associação que está conduzindo a luta pela causa.