You are currently viewing Colegiado de Cultura da AMFRI participa do III Fórum Catarinense de Cultura

Colegiado de Cultura da AMFRI participa do III Fórum Catarinense de Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Gestores culturais de 8 municípios da Foz do Rio Itajaí estiveram participando do III Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado na última semana, entre os dias 22 à 24/05, na cidade de Piratuba. A região da AMFRI foi representada por uma comitiva composta por presidentes de fundações, secretários municipais, diretores e superintendentes de cultura dos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes e Porto Belo.

Participaram do evento que teve como objetivo proporcionar a integração das regiões catarinenses, cerca de 180 gestores municipais da área, das mais diversas regiões do estado. A presidente do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da AMFRI CDMC e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo, Fabiana Kretzer ressalta que o evento foi um espaço para se debater, partilhar e fortalecer o setor perante o Ministério de Cultura e o Governo do Estado.

Instruções e orientações para as conferências municipais e intermunicipais também foram alguns temas em destaque, assim como a definição da data para a realização da 3ª Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina. Para a vice-presidente do CDMC e diretora de cultura de Balneário Piçarras, Adriana de Souza, a maior conquista de quem participou do evento, foi que através de uma reivindicação conjunta, o governo estadual definiu a data da conferência que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto.

Todas as edições do Fórum contribuem na qualificação dos profissionais da área, aprimorando a Gestão Municipal da Cultura, através de conhecimento passados sobre sistemas, planos, fundos, e outros assuntos. “Foi muito importante para nossa região participar deste movimento estadual, pois ele proporciona tanto através das esferas, municipais, estaduais e federais, o fortalecimento da cultura local a favor da população”, destaca Adriana.

Outros assuntos em debate foram à cultura para o desenvolvimento da cidadania, gestão do patrimônio, planejamento, legislação orçamentária na gestão da cultura, e o desenvolvimento regional. O evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM em parceria com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC, ainda contou com demonstrações da Cultura local através de apresentações artísticas, feira de artesanato e mostra de arte.