Os membros do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI – CSME realizaram sua reunião do mês de junho na manhã de ontem (25), na sede da associação. A criação do Fórum Regional Permanente de Educação das Relações Étnicorraciais, o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Censo Escolar, foram os principais assuntos em pauta neste encontro.
A assessora para assuntos temáticos da prefeitura de Itajaí, Graziela Gonçalves, falou sobre a construção dos itens necessários para criar o Fórum Regional Permanente de Educação das Relações Étnicorraciais, na região da AMFRI. O CSME em sua reunião do mês passado (maio) deliberou pela criação do fórum, agora o próximo passo será os secretários de educação indicarem duas pessoas por município para participarem do fórum, e estes já tem seu primeiro encontro previsto para o próximo mês.
Também participou da reunião Coordenadora de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação – CCHC da FURB, Simone Riske Koch, que explicou sobre o Ensino Religioso – ER que existe uma diversidade de compreensões e formas de implantação na Educação Básica. O desconhecimento de questões que envolvem a Diversidade Cultural Religiosa no Brasil contribui para o não reconhecimento do ER como área do conhecimento, tornando sua compreensão e efetivação ainda mais equivocada.
Simone orientou aos Secretários de Educação a importância em investir em capacitação e incluir esse tema nas formações continuadas, pois a ausência de formação específica se percebe acompanhada de reduzido material didático a subsidiar aos professores no seu devir cotidiano. Aproveitou a oportunidade para disponibilizar um material explicativo e divulgar alguns cursos que serão oferecidos nessa área para a região, solicitando assim o apoio dos secretários nesse sentido.
Em seguida, a consultora de educação da AMFRI, Profª Gilmara da Silva apresentou a situação do PAR – Plano de Ações Articuladas dos municípios, sendo que esteve assessorando durante no último mês, os técnicos da região da AMFRI com capacitação e orientações importantes, devido ao prazo final que deve acontecer até 30 de junho de 2013, fato que garante os recursos federais para a Educação. Gilmara também falou sobre o cadastramento no Censo Escolar, que se trata de um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O colegiado definiu que a consultora de educação da AMFRI, vai atender na próxima segunda-feira (1º/07) os técnicos que trabalham com o cadastramento do Censo Escolar para esclarecer informações sobre o cadastramento de atividades complementares do município. Inclusive novidades importantes que estão abertas e que serão esclarecidas para que o município possa ser contemplado. “Nesta oportunidade ficarei a disposição dos municípios durante todo o dia e esclarecerei as dúvidas dos técnicos”, enfatiza.