No final da manhã de hoje (12), os prefeitos dos municípios da AMFRI se reuniram na sede da entidade, em Assembleia Geral. O encontro foi divido três momentos, no primeiro a tabela de procedimentos do CIS-AMFRI foi aprovada, no segundo o secretário de Estado da Articulação Nacional, João Matos apresentou o novo programa “Gestão para a Qualidade da Educação” e no terceiro os prefeitos assinaram o contrato dos Planos Municipais de Cultura.
Durante o último mês representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMFRI), e técnicos e secretários de saúde dos dez municípios da região se reuniram na sede da entidade para formular uma tabela própria do consórcio. A Gerente de Saúde do CIS, Jacqueline Mirtes Alves da Silva apresentou aos prefeitos da AMFRI a tabela pronta, destacando que ela foi construída de acordo com a realidade apresentada pelos representantes do setor da saúde municipal. Todos os prefeitos aprovaram a Tabela de Procedimentos do CIS-AMFRI.
Em seguida, o secretário de Estado da Articulação Nacional, João Matos, apresentou com o apoio do Professor Paulo Hentz um novo programa de Gestão para a Qualidade da Educação. Matos explicou que as ações que abrangem esta nova proposta de gestão irão intervir, nos diferentes fatores da qualidade na educação e no caso da região da AMFRI, tem como um dos objetivos, dar a devida atenção para o setor para Elevar o Índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB .
Hentz destacou que a adequação do projeto pedagógico, e o envolvimento das famílias e da sociedade com a escola estão entre as ações do programa. “Nossos objetivos em curto prazo são, melhorar os índices referentes à educação dos Municípios e a Satisfação da sociedade com a educação”, finalizou. Os prefeitos solicitaram ao professor, que ele apresente o programa de forma mais aprofundada na próxima reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI, que será realizada no dia 30/07.
Ainda neste encontro, os prefeitos que aprovaram a construção dos Planos Municipais de Cultura, assinaram o contrato para iniciar os trabalhos envolvendo os planos. Os Planos Municipais de Cultura serão entregues pela FECAM, aos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Penha e Porto Belo até janeiro de 2014.