You are currently viewing AMFRI e FECAM  lutarão por mais recursos para habitação

AMFRI e FECAM lutarão por mais recursos para habitação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atendendo a solicitação do Colegiado de Secretários e Técnicos Municipais de Habitação da AMFRI – COSEMHAB, o Coordenador de Políticas Públicas Emerson Souto da FECAM – Federação Catarinense de Municípios, participou da reunião técnica do colegiado que foi realizada nesta quinta-feira (18) na sede da AMFRI, que teve como pauta a criação de uma mobilização nacional em prol de recursos para a habitação.

Os membros do COSEMHAB informaram que a Política Nacional de Habitação exige que os municípios criem seus Planos, Conselhos e Fundos de Habitação. No entanto, os mesmos encontram dificuldades para acessar os recursos para habitação dos governos estadual e federal.

Emerson Souto parabenizou a iniciativa da AMFRI e salientou ainda, que a proposta da AMFRI em se fazer uma mobilização nacional sobre este tema é pertinente, e foi bem recebida pela FECAM, sendo que a entidade não medirá esforços para buscar alternativas,  tanto no governo do estado como no governo federal para investir nesta importante política social.

A reunião também serviu para que a FECAM conhecesse um pouco da realidade habitacional dos municípios da AMFRI, onde todos puderam apresentar uma síntese de seus planos de habitação e elencar as principais dificuldades dos municípios para efetivar a política habitacional.

Outro tema abordado foi a avaliação da reunião anterior com o Diretor Presidente da COHAB – Ronério Heiderscheidt. Os técnicos municipais acharam positiva a explanação do Executivo da COHAB, mas ficaram preocupados com a excessiva burocracia para os municípios terem acesso aos programas habitacionais da COHAB, onde a maioria dos municípios não possui equipe técnica suficiente para atender todos os critérios de seleção dos programas.

A próxima reunião do COSEMHAB será em agosto e terá como pauta a apresentação do Programa de Habitação Rural pela Caixa Econômica e a instalação de teto solar para as famílias contempladas pelos projetos sociais.