Nesta terça-feira (23), os prefeitos da região da AMFRI participaram em Brasília de uma audiência com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que recebeu a comitiva no Palácio do Planalto. No encontro, os prefeitos solicitaram apoio no acompanhamento da seleção dos recursos junto ao Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para que os projetos, que somam cerca de R$ 200 milhões, e tratam de melhorias na infraestrutura e qualidade das cidades, sejam selecionados. O Presidente da AMFRI e prefeito do município de Balneárias Piçarras, Leonel José Martins entregou cópias das cartas consultas para a ministra, explicou a sua importância e solicitou atenção especial ao pleito dos municípios.
A ministra orientou os prefeitos na elaboração do projeto executivo. “Existe a disponibilidade do governo federal em atender o maior número possível de municípios com suas propostas”, afirmou a ministra. Ideli também informou os prefeitos da agenda federativa que impacta positivamente a arrecadação dos municípios, como a discussão da aprovação da Lei Complementar nº 116, que trata dos recursos do ISS sobre as transações financeiras de Leasing e cartão de crédito, entre outras pautas que serão tratadas pelo governo federal junto ao Comitê de Assuntos Federativos, que reúne as entidades municipalistas para tratar da pauta federativa.
“Os prefeitos precisam, mais do que nunca, de recursos para investimento em suas cidades. A reunião foi produtiva e estamos com eles nesta busca de apoio junto ao Governo Federal”, salientou o Secretário de Articulação Nacional, João Matos que acompanhou os prefeitos na audiência. Conforme o secretário, a ministra expressou seu empenho para a liberação e confirmou também a realização de encontro com os prefeitos catarinenses para capacitação, dia 02 de agosto, no Centro de Eventos de São José. Na oportunidade serão dadas instruções a respeito da captação de recursos federais, nas diversas fontes disponíveis.
Participaram do encontro os prefeitos Leonel José Martins (Balneário Piçarras), Luzia Lourdes Coppi Mathias (Camboriú), Daniel Christian Bosi (Ilhota), Jandir Bellini (Itajaí), Rodrigo Costa (Itapema), Viland Bork (Luís Alves), Evandro Eredes dos Navegantes (Penha), Evaldo José Guerreiro Filho (Porto Belo), Paulo Henrique Dalago Muller (vice-prefeito de Bombinhas), secretário de Articulação Nacional do Governo de SC, João Matos e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.