Representantes da Defesa Civil da região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) se encontraram em Porto Belo na última terça-feira do mês de julho (30) para avaliar os impactos causados pelas chuvas das últimas semanas e conhecer as dificuldades enfrentadas pelo setor do município anfitrião da reunião.
Durante a reunião, os representantes também analisaram os pontos críticos de alagamentos e deslizamentos. Segundo Osmar Moreira, responsável pelo setor no município, ainda há ajustes a serem feitos para que a Defesa Civil de Porto Belo esteja apta a atuar. "Faremos uma primeira reunião esta semana para trabalhar a composição de um conselho de Defesa Civil em Porto Belo", disse Osmar.
O Coordenador regional, Elieser Cardoso, lembrou das próximas capacitações que haverá na região, como o Treinamento sobre Produtos Perigosos que acontecerá nas manhãs dos próximos dias 13 e 14/08, no auditório da Prefeitura de Itajaí e o Seminário Regional de Defesa Civil: Prevenção para um Futuro Melhor, que ocorrerá em 19/09, no auditório da AMFRI.
Elieser ainda colocou em pauta a discussão sobre a necessidade de haver um plano de contingência na região. O projeto é importante e tem como objetivo planejar e prever ações para eventos de risco. "Por meio do plano de contingência, a Defesa Civil se prepara para o pior. É necessário fazer mapeamento de riscos e prever os eventos de risco", reforçou.