A última etapa do XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal foi realizada ontem, quinta-feira (8), em Itajaí, com um total de 304 participantes. A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) apoiou o evento e esteve representada por seu presidente e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, que destacou a importância do evento. “É importante que tenhamos conhecimento da estrutura administrativa e operacional dos municípios, por isso, é fundamental a capacitação e a formação profissional de todos os técnicos”.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina capacitou o total de 3.427 agentes públicos municipais nos 13 encontros regionais. “É o maior evento promovido pelo Tribunal de Contas”, disse o conselheiro Wilson Wan Dall, ao destacar o objetivo do Ciclo de “orientar, capacitar e aproximar o TCE/SC de seus jurisdicionados”.
Esta edição superou a do ano passado, que totalizou 3.289 participantes. “Interessante observar que, neste ano, tivemos uma oficina temática a menos que no ano passado e, mesmo assim, no total, tivemos um aumento de participantes”, comentou Adelqui Rech, do Instituto de Contas (Icon), unidade do TCE/SC responsável pela organização do evento. A diretora do Icon, Joseane Aparecida Corrêa, por sua vez, destaca que esse aumento é reflexo da qualidade da capacitação profissional oferecida pelo Tribunal, ao comentar que os assuntos discutidos no Ciclo atendem ao interesse e às necessidades dos agentes públicos.
Além dos assuntos técnicos desenvolvidos, como as novas regras da contabilidade pública, o controle patrimonial, as normas para concessão, o dever de probidade, entre outras, neste ano o Ciclo deu destaque especial também à transparência administrativa e à Lei de Acesso à Informação. “O gestor público precisa demonstrar à sociedade o que está fazendo com os recursos que arrecada”, salientou o conselheiro Wan-Dall em sua fala de boas-vindas aos participantes.
Anderson Kniess, da prefeitura de Ilhota, mencionou que o ciclo proporciona a Contadores, controladores internos e técnicos dos setores de recursos humanos o aprimoramento de suas atuações e elogiou o material didático distribuído no evento. “É a segunda vez que participo do ciclo, e eu tenho usado bastante o livro-texto do ano passado, é um material fácil de poder consultar e esclarece muitas dúvidas”, disse.
Todas as etapas do XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal tiveram a parceria das associações de municípios do Estado, o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a participação do Ministério Púbico de Santa Catarina (MPSC). Desde o dia 3 de julho, foram realizadas 13 etapas, atingindo agentes públicos vinculados às prefeituras e às câmaras de vereadores dos 295 municípios do Estado.