You are currently viewing Executivos das Associações de Municípios debatem o municipalismo catarinense

Executivos das Associações de Municípios debatem o municipalismo catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante todo o dia de ontem (19) e parte desta terça-feira (20) os executivos das Associações de Municípios, diretores da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e entidades coligadas estiveram reunidos na cidade de Gravatal, no sul do estado, para o encontro do Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina.

O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski abriu os trabalhos apresentando projetos desenvolvidos pelo ministério e se colocando à disposição para auxiliar as Associações nas questões ligadas à Acessibilidade e a Programas Urbanos. Representando a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, esteve presente na reunião, o contador da entidade, Roberto Silva dos Santos.

A FECAM discutiu sobre as perspectivas do Movimento Municipalista e debateram sobre o fortalecimento das entidades municipalistas regionais e da FECAM, como entidade estadual. As questões levantadas e debatidas servirão para desenhar novos caminhos para o movimento e as reivindicações também serão levadas à Confederação Nacional de Municípios – CNM, em busca de apoio. As entidades coligadas, CIGA, EGEM e ARIS também tiveram um espaço para expor seus trabalhos.

Outro tema em debate levantado pela AMUREL, que vem desenvolvendo um trabalho com este público, foi a Melipolicultura. A partir da iniciativa da AMUREL surgiu um movimento reivindicatório que encaminhou um Projeto de Lei Estadual e uma carta à Assembleia Legislativa para incentivar a produção de mel de abelha sem ferrão. Com o apoio da FECAM e das Associações dos Municípios, os produtores desta categoria encaminharam à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei e uma Carta para uma legislação específica que regulamenta a atividade de meliponicultura no estado de Santa Catarina.